PROPONDO PRÁTICAS DE ENSINO DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA PARA CRIANÇAS INDÍGENAS
Abstract
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de linguagem oral e escrita para alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola indígena em que as crianças só aprendem o português ao ingressar na escola. Para fundamentar a proposta, nos valemos dos estudos de Albuquerque no conjunto de sua bibliografia. Além desse utilizamos o Referencial Curricular Indígena (RCNEI) (BRASIL, 1998) e a Referencial Curricular para a Educação Infantil RCNEI INFANTIL. V. 3 (BRASIL, 1998a); Sousa (2004). Para atingir nossos objetivos, estamos realizando uma pesquisa sociolinguística e etnográfica, colaborativa e crítica a partir das teorias de Ezpeleta e Rockwell (1989), Erickson (1984). Esta proposta é direcionada para alfabetização de crianças indígenas e faz parte de minha pesquisa de doutorado, a qual vem se realizando no âmbito das pesquisas do Laboratório de Línguas Indígenas – LALI, da Universidade Federal do Tocantins – UFT.
References
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges. A Educação Escolar Apinayé na Perspectiva Bilíngue e Intercultural. Projeto de Pesquisa do Observatório da Educação Indígena Apinayé. CAPES/UFT. 2010.
_____________, Francisco Edviges. A Educação Escolar Apinayé na Perspectiva Bilíngue e Intercultural. Projeto de Pesquisa do Observatório da Educação Indígena Krahô. CAPES/UFT. 2013.
_____________, Francisco Edviges; Ana Rosa Salvador Apinayé; Maria Célia Dias de Sousa Apinayé. O Ensino de Língua Materna nas Escolas Apinayé de Mariazinha e São José. In: Educação escolar indígena e diversidade cultural / Francisco Edviges Albuquerque; Severina Alves de Almeida, organizadores. – Goiânia: Ed. América, 2012. 369 p.: 22 cm.
ALMEIDA, Severina Alves de. A Educação Escolar Apinayé na Perspectiva Bilíngue e Intercultural: Um Estudo Sociolinguístico das Aldeias São José e Mariazinha. Dissertação de Mestrado. UFT - Universidade Federal do Tocantins. Araguaína: 2011. Disponível: www.uft.edu.br/letras.
BRASIL. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998a. 3v.: il.
HILDA, Bárbara. Atividades para desenvolver a leitura e a escrita na Educação Infantil. 30/06/2009. Disponível: http://reconstruindoconhecimentos.blogspot.com.br.
MUNIZ, Simara de Sousa. Educação escolar indígena no estado do Tocantins: uma trajetória histórica do curso de capacitação ao curso de formação do magistério indígena. Dissertação (Mestrado em Ensino de Língua e Literatura) do Programa de Pós Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura – PPGL da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína-TO, 2017.
PIAGET, Jean. O Nascimento da Inteligência na Criança. 4.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
VYGOTSKY, Lev. Pensamento e Linguagem. Edição eletrônica: Ed Ridendo Castigat Mores. 1984.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).