PROPONDO PRÁTICAS DE ENSINO DE LINGUAGEM ORAL E ESCRITA PARA CRIANÇAS INDÍGENAS
Resumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de linguagem oral e escrita para alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola indígena em que as crianças só aprendem o português ao ingressar na escola. Para fundamentar a proposta, nos valemos dos estudos de Albuquerque no conjunto de sua bibliografia. Além desse utilizamos o Referencial Curricular Indígena (RCNEI) (BRASIL, 1998) e a Referencial Curricular para a Educação Infantil RCNEI INFANTIL. V. 3 (BRASIL, 1998a); Sousa (2004). Para atingir nossos objetivos, estamos realizando uma pesquisa sociolinguística e etnográfica, colaborativa e crítica a partir das teorias de Ezpeleta e Rockwell (1989), Erickson (1984). Esta proposta é direcionada para alfabetização de crianças indígenas e faz parte de minha pesquisa de doutorado, a qual vem se realizando no âmbito das pesquisas do Laboratório de Línguas Indígenas – LALI, da Universidade Federal do Tocantins – UFT.
Citas
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