FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E SUAS PERSPECTIVAS: UM ENSAIO SOBRE OS CAMINHOS TEÓRICOS E PRÁTICOS
Résumé
As perspectivas que envolvem a formação docente nos cursos de graduação, em especial nas licenciaturas, as quais preparam os futuros professores encontram-se permeadas de concepções ultrapassadas e difíceis de serem rompidas, talvez por ainda terem heranças cristalizadas no modelo epistemológico do positivismo e/ou da racionalidade técnica, tendo em vista as macroinfluências que direcionam e entrelaçam o viés da relação entre a teoria e a prática, essa situação é perceptível. Nota-se uma relação de ensino-aprendizagem em que os conteúdos são prioridade e o fazer docentes alicerçado em teorias desprovidas de experiências práticas por parte de quem ensina. Com isso, o significado na aprendizagem deixa de ter seu sentido objetivo e a aprendizagem ancora-se apenas no fazer, deixando de promover no aprendiz capacidade de análise e percepção de mundo que possa associar no futuro a situações práticas de seu cotidiano em sala de aula. Portanto, torna-se urgente os debates com vistas a mudança de atitude por parte daqueles que são formadores, para que se possa promover uma formação realmente com a qualidade que os aportes teóricos pedagógicos proprõem. Caso contrário, caminha-se para uma teoria inóqua e uma prática falida.
Références
BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Ano XXIX, nº 3. Porto Alegre –RS, 2006.
CUNHA, Maria Isabel da.Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no ensino superior: a docência e sua formação. III Simpósio Internacional de Educação Superior. RIES, ano XXVII nº 3. Porto Alegre, 2004.
GOMES, Annatália Meneses de Amorim et al. Os saberes e o fazer pedagógico: uma integração entre teoria e prática. Cartilha Educar, nº 28. Editora UFRP, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo deate contemporâneo na educação. Publicado em : LIBANEO, José C., SANTOS, Akiko, Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea Editora, 2005.
SILVA, Arlete Vieira da.A articulação entre teoria e prática na construção do conhecimento pedagógico do conteúdo. Revista Espaço Acadêmico nº 112. Ano X, 2010.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).