FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E SUAS PERSPECTIVAS: UM ENSAIO SOBRE OS CAMINHOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

Palavras-chave: Formação Docente. Ensino Superior.Concepção.

Resumo

As perspectivas que envolvem a formação docente nos cursos de graduação, em especial nas licenciaturas, as quais preparam os futuros professores encontram-se permeadas de concepções ultrapassadas e difíceis de serem rompidas, talvez por ainda terem heranças cristalizadas no modelo epistemológico do positivismo e/ou da racionalidade técnica, tendo em vista as macroinfluências que direcionam e entrelaçam o viés da relação entre a teoria e a prática, essa situação é perceptível. Nota-se uma relação de ensino-aprendizagem em que os conteúdos são prioridade e o fazer docentes alicerçado em teorias desprovidas de experiências práticas por parte de quem ensina. Com isso, o significado na aprendizagem deixa de ter seu sentido objetivo e a aprendizagem ancora-se apenas no fazer, deixando de promover no aprendiz capacidade de análise e percepção de mundo que possa associar no futuro a situações práticas de seu cotidiano em sala de aula.  Portanto, torna-se urgente os debates com vistas a mudança de atitude por parte daqueles que são formadores, para que se possa promover uma formação realmente com a qualidade que os aportes teóricos pedagógicos proprõem. Caso contrário, caminha-se para uma teoria inóqua e uma prática falida.

Biografia do Autor

Ilda Neta Silva de Almeida, Faculdade ITOP

Mestrado em Educação. Professora da rede estadual do Tocantins (SEDUC) e no curso de Pedagogia da faculdade ITOP.

Miliana Augusta Pereira Sampaio, Unitins

Mestrado em Educação. Pedagoga Efetiva da Prefeitura Municipal de Araguatins e Professora da Universidade Estadual do Tocantins - Câmpus Araguatins.

Carmem Lucia Artioli Rolim, UFT

Professora Doutora da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Denise de Barros Capuzzo, Universidade Federal do Tocantins

Doutorado em Educação e mestrado em Psicologia (2002) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora adjunta da Universidade Federal do Tocantins.

Eduardo José Cezari, Universidade Federal do Tocantins

Professor Doutor da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Referências

BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Ano XXIX, nº 3. Porto Alegre –RS, 2006.

CUNHA, Maria Isabel da.Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no ensino superior: a docência e sua formação. III Simpósio Internacional de Educação Superior. RIES, ano XXVII nº 3. Porto Alegre, 2004.

GOMES, Annatália Meneses de Amorim et al. Os saberes e o fazer pedagógico: uma integração entre teoria e prática. Cartilha Educar, nº 28. Editora UFRP, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo deate contemporâneo na educação. Publicado em : LIBANEO, José C., SANTOS, Akiko, Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea Editora, 2005.

SILVA, Arlete Vieira da.A articulação entre teoria e prática na construção do conhecimento pedagógico do conteúdo. Revista Espaço Acadêmico nº 112. Ano X, 2010.

Publicado
2020-04-24