FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR E SUAS PERSPECTIVAS: UM ENSAIO SOBRE OS CAMINHOS TEÓRICOS E PRÁTICOS
Abstract
As perspectivas que envolvem a formação docente nos cursos de graduação, em especial nas licenciaturas, as quais preparam os futuros professores encontram-se permeadas de concepções ultrapassadas e difíceis de serem rompidas, talvez por ainda terem heranças cristalizadas no modelo epistemológico do positivismo e/ou da racionalidade técnica, tendo em vista as macroinfluências que direcionam e entrelaçam o viés da relação entre a teoria e a prática, essa situação é perceptível. Nota-se uma relação de ensino-aprendizagem em que os conteúdos são prioridade e o fazer docentes alicerçado em teorias desprovidas de experiências práticas por parte de quem ensina. Com isso, o significado na aprendizagem deixa de ter seu sentido objetivo e a aprendizagem ancora-se apenas no fazer, deixando de promover no aprendiz capacidade de análise e percepção de mundo que possa associar no futuro a situações práticas de seu cotidiano em sala de aula. Portanto, torna-se urgente os debates com vistas a mudança de atitude por parte daqueles que são formadores, para que se possa promover uma formação realmente com a qualidade que os aportes teóricos pedagógicos proprõem. Caso contrário, caminha-se para uma teoria inóqua e uma prática falida.
References
BOLZAN, Doris Pires Vargas; ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Aprendizagem docente na educação superior: construções e tessituras da professoralidade. Ano XXIX, nº 3. Porto Alegre –RS, 2006.
CUNHA, Maria Isabel da.Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no ensino superior: a docência e sua formação. III Simpósio Internacional de Educação Superior. RIES, ano XXVII nº 3. Porto Alegre, 2004.
GOMES, Annatália Meneses de Amorim et al. Os saberes e o fazer pedagógico: uma integração entre teoria e prática. Cartilha Educar, nº 28. Editora UFRP, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo deate contemporâneo na educação. Publicado em : LIBANEO, José C., SANTOS, Akiko, Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea Editora, 2005.
SILVA, Arlete Vieira da.A articulação entre teoria e prática na construção do conhecimento pedagógico do conteúdo. Revista Espaço Acadêmico nº 112. Ano X, 2010.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).