SINGULARIDADES DA DOCÊNCIA NA CRECHE: INTERLOCUÇÃO COM PESQUISAS NO BRASIL

  • Ana Cristina Coll Delgado UNOESC
  • Maria Carmen Silveira Barbosa UFRGS
  • Sandra Regina Simonis Richter UNISC
Palavras-chave: Creche. Docência. Pesquisa Educacional.

Resumo

O objetivo do artigo é analisar como a pesquisa educacional vem tratando das singularidades da docência na creche mediante interlocução com pesquisadoras da Educação Infantil. A consulta a essas produções permitiu o destaque de oito dimensões de análise relacionadas entre si, mediante interpretação dos trabalhos consultados. As pesquisas apontam para uma formação docente sustentada em duas vias complementares entre si. A primeira é a do compromisso com a especificidade da ação pedagógica com bebês e crianças bem pequenas. A segunda diz respeito à ética da responsabilidade e está vinculada às interações e relacionamentos interpessoais que se manifestam na creche. A compreensão da criança como um sujeito de direitos e com agência exige a construção de uma docência relacional, compreendida como uma construção social e geracional, pensada e produzida em processo.

 

Biografia do Autor

Ana Cristina Coll Delgado, UNOESC

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e Pós – doutora pela Université de Caen França (2009). Atualmente é Professora Permanente no PPGEd da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc e Professora Colaboradora no PPGE da Universidade Federal de Pelotas. Lidera o Grupo de Pesquisa CIC – Crianças, infâncias e culturas.

Maria Carmen Silveira Barbosa , UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós – doutora pela Universitat de Vic, Catalunya, Espanha (2013). Atualmente é Professora Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua como Professora Permanente no PPGE e como Professora Colaboradora no Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Atua no Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infância – GEIN e como Líder de Pesquisa no Clique – Grupo de pesquisa em linguagens, currículo e cotidiano de bebês e crianças pequenas.

Sandra Regina Simonis Richter , UNISC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora e professora adjunta do Departamento de Educação, atuando na Graduação, na Extensão e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Atualmente é coordenadora adjunta do PPGEdu da UNISC, pesquisadora do grupo Peabiru: Educação Ameríndia e Interculturalidade, líder dos grupos de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem e LinCE - Linguagem, Cultura e Educação.

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Publicado
2019-11-11