SINGULARIDADES DA DOCÊNCIA NA CRECHE: INTERLOCUÇÃO COM PESQUISAS NO BRASIL

  • Ana Cristina Coll Delgado UNOESC
  • Maria Carmen Silveira Barbosa UFRGS
  • Sandra Regina Simonis Richter UNISC

Resumen

O objetivo do artigo é analisar como a pesquisa educacional vem tratando das singularidades da docência na creche mediante interlocução com pesquisadoras da Educação Infantil. A consulta a essas produções permitiu o destaque de oito dimensões de análise relacionadas entre si, mediante interpretação dos trabalhos consultados. As pesquisas apontam para uma formação docente sustentada em duas vias complementares entre si. A primeira é a do compromisso com a especificidade da ação pedagógica com bebês e crianças bem pequenas. A segunda diz respeito à ética da responsabilidade e está vinculada às interações e relacionamentos interpessoais que se manifestam na creche. A compreensão da criança como um sujeito de direitos e com agência exige a construção de uma docência relacional, compreendida como uma construção social e geracional, pensada e produzida em processo.

 

Biografía del autor/a

Ana Cristina Coll Delgado, UNOESC

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2003) e Pós – doutora pela Université de Caen França (2009). Atualmente é Professora Permanente no PPGEd da Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc e Professora Colaboradora no PPGE da Universidade Federal de Pelotas. Lidera o Grupo de Pesquisa CIC – Crianças, infâncias e culturas.

Maria Carmen Silveira Barbosa , UFRGS

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós – doutora pela Universitat de Vic, Catalunya, Espanha (2013). Atualmente é Professora Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua como Professora Permanente no PPGE e como Professora Colaboradora no Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Atua no Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infância – GEIN e como Líder de Pesquisa no Clique – Grupo de pesquisa em linguagens, currículo e cotidiano de bebês e crianças pequenas.

Sandra Regina Simonis Richter , UNISC

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora e professora adjunta do Departamento de Educação, atuando na Graduação, na Extensão e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul. Atualmente é coordenadora adjunta do PPGEdu da UNISC, pesquisadora do grupo Peabiru: Educação Ameríndia e Interculturalidade, líder dos grupos de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem e LinCE - Linguagem, Cultura e Educação.

Citas

ALVES, Nancy Nonato de Lima. “Amor à profissão, dedicação e o resto se aprende”: significados da docência em educação infantil na ambigüidade entre a vocação e a profissionalização. 29a Reunião Anual da Anped, 2006, p 1 - 17.

ÁVILA, Maria José Figueiredo. As professoras de crianças pequenininhas e o cuidar e educar: um estudo sobre as práticas educativas em um CEMEI de Campinas/SP. 2002. 297p. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, 2002.

BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Por amor e por força: as rotinas na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006.

______. As especificidades da ação pedagógica com os bebês. MEC: Consultoria Pública, 2010.

______; RICHTER, Sandra. Os bebês interrogam o currículo: as múltiplas linguagens na creche. Educação. Universidade Federal de Santa Maria, v. 35, n. 1, p. 85-95, jan./abr 2010.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; RICHTER, Sandra. Creche: uma estranha no ninho educacional. Dialogia, São Paulo, n. 17, p. 75-92, jan./jun. 2013.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes. 2003, p. 230.

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. 16.ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1999, 199 p.

BONDIOLI, Ana; MANTOVANI, Susanna. Manual de educação infantil: de 0 a 3 anos. 9. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998, 355 p.

BONOMI, Adriano. O relacionamento entre educadores e pais. In: BONDIOLI, Ana e MANTOVANI, Susanna. Manual de Educação Infantil de zero a três anos. Uma abordagem reflexiva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. p. 161 – 172.

CARONI, Cybelle. Como é ser professor de crianças de 1 a 2 anos? Um olhar crítico-reflexivo sobre uma realidade vivida. 2011. 162 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

CASTRO, Joselma Salazar. “Quando elas não querem mais ficar juntas fazendo, deixo elas pegarem brinquedos e brincarem”: os atos docentes como promotores da brincadeira e da linguagem entre as crianças pequeninas. 37ª Reunião Nacional da Anped, 2015, p 1- 6.

CERISARA, Ana Beatriz. Professoras de educação infantil: entre o feminino e o profissional. São Paulo: Cortez, 2002, 119 p.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber e com a escola entre estudantes de periferia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.97, p.47-63, maio.1996.

COTA, Tereza Cristina Monteiro. A gente é muita coisa para uma pessoa só: desvendando identidades de “professoras” de creches. 2007. 124 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós – Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

CONCEIÇÃO, Graziela Pereira. Trabalho docente na educação infantil pública em Florianópolis: um estudo sobre as auxiliares de sala. 2010. 219 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós – Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

COUTINHO, Ângela Scalabrin. As crianças no interior da creche: a educação e o cuidado nos momentos de sono, higiene e alimentação. 2002. 163 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós – Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

CUNHA, Beatriz Belluzzo Brando. Cuidar de crianças em creches: os conflitos e desafios de uma profissão em construção. In: In: 25ª Reunião Anual da Anped, 2002, p 1 - 15.

DAGNONI, Ana Paula Rudolf. Quais as fontes de saberes das professoras de bebês? In: 35ª Reunião Nacional da Anped, 2012, p. 1 – 16.

DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. A qualidade na educação da primeira infância. Perspectivas pós-modernas. Porto Alegre: ARTMED, 2003.

DEMARTINI, Patricia. Professoras de Crianças Pequenininhas: Um estudo sobre as especificidades dessa profissão. 2003. 174 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós – Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

DUARTE, Fabiana. Professoras de Bebês. As dimensões educativas que constituem a especificidade da ação docente. 2011. 288 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós – Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

DRUMOND, Viviane. O estágio na educação infantil: o olhar das estagiárias. In: 37ª Reunião Nacional da Anped, 2015, p. 1-17.

FALK, Judith. Educar os três primeiros anos: a experiência de Lóczy. Tradução de Suely Amaral Mello. Araraquara, SP: JM Editora, 2004.

FARIA, Ana Lúcia Goulart. O espaço físico como um dos elementos fundamentais para uma pedagogia da educação infantil. In:___________; PALHARES, M S. Educação infantil pós-LDB: rumos e desafios. Campinas: Editores Associados, 1999.

FERNANDES Tatiane Márcia. Professora de educação infantil: dilemas da constituição de uma especificidade profissional. Um estudo sobre a produção científica brasileira (1996-2009). 2010. 65 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós – Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

FERREIRA, Márcia Ondina. Feminização e “natureza” do trabalho docente. Breve reflexão em dois tempos. Revista Retratos da Escola, Brasília, V.9, n.16, p. 153 – 166, jan./jun. 2015.

FORTUNATI, Aldo. A educação infantil como um projeto da comunidade: crianças, educadores e pais nos novos serviços para a infância e a família. A experiência de San Miniato. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GANDINI, Leila; GOLDHABER, Jeanne. Duas reflexões sobre a documentação. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Leila. Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

GALARDINI, Annalia; GIOVANNINI, Donatella. Pistóia: Elaborando um sistema dinâmico e aberto para atender às necessidades das crianças, das famílias e da comunidade. In: EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Leila (orgs.). Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.

GARANHANI, Marynelma. A docência na Educação Infantil. In: SOUZA, G. Educar na infância: perspectivas histórico-sociais. São Paulo: Contexto, 2010.

GIRALDI, Ana Vani. A prática da professora no cotidiano de uma creche: Que prática é essa? 2008. 134p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Mestrado Acadêmico em Educação, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, 2008.

GOLDSCHMIED, Elinor; JACKSON, Sonia. Educação de 0 a 3 anos. O atendimento em creche. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

GUIMARÃES, Daniela Oliveira. Relações entre Crianças e Adultos no Berçário de uma Creche Pública na Cidade do Rio de Janeiro: técnicas corporais, responsividade, cuidado. 2008. 222 p. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós – Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

MARANHÃO, Damaris. O cuidado como elo entre saúde e educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 111, p. 115-133, dez. 2000.

MONTENEGRO, Thereza. O Cuidado e a formação moral na educação infantil. São Paulo: EDUC, 2001.

POST, Jacalyn & HOHMANN, Mary. Educação de bebês em infantários: cuidados e primeiras aprendizagens. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 2004.

RAMOS, Tacyana Karla Gomes. Possibilidades de organização de práticas educativas na creche em parceria com os bebês: o que “dizem” as crianças? In: 34ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 2011, p 1 – 16.

RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: Escutar, investigar e aprender. Paz e Terra, 2012.

ROCHA, Eloísa Acires Candal. A pesquisa em educação infantil no Brasil: trajetória recente e perspectiva de consolidação de uma pedagogia. Florianópolis: Núcleo de Publicações - NUP, 1999.

RODRIGUES, Cristina Cardoso. Entre fraldas e cantigas: O processo de constituição profissional de professoras de crianças de 0 a 3 anos. 2009. 116 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós – Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

SCHMITT, Rosinete Valdeci. “Mas eu não falo a língua deles!”: as relações sociais e bebês num contexto de educação infantil. 2008. 218 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós – Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

SOUTHWELL, Myriam e STORINO, Sílvia. Docentes: la tarea de cruzar fronteras y tender puentes. Explora/Pedagogia. Direction General de Cultura y Educácion. Gobierno de La Provincia de Buenos Aires. Acesso em 10 out 2016.

STACCIOLI, Gianfranco. Diário do acolhimento na escola da infância. Trad. Fernanda Ortale; Ilse Paschoal Moreira. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

TARDOS, Anna. La mano de la educadora. Revista Infancia, n. 11, p. 1 - 6, 1992.

TRISTÃO, Fernanda Carolina Dias. Ser Professora de Bebês: um estudo de caso em uma creche conveniada. 2004. 213 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós – Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

Publicado
2019-11-11