E-PROINFO E A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES NO ÂMBITO DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO

Résumé

Este artigo tem como objetivo principal apresentar algumas características de Políticas Públicas voltada para o contexto educacional no âmbito do território brasileiro, mais especificamente, no município de Porto Velho, como objeto de análise o Programa Nacional de Informática na Educação – PROINFO. Contudo, vamos conceituar alguns termos ligados ao PROINFO que são: formação continuada para professores da educação básica, destacando o principal objetivo do PROINFO, como o município de Porto Velho desenvolveu a referida Política Pública no contexto educacional através da utilização da rede E-PROINFO durante os anos de 2005/2012. Utilizamos a metodologia bibliográfica baseada em livros, periódicos, revistas especializadas e bases de dados, bem como em publicações oficiais, assim como, em âmbito nacional, local e fala oral de autoridades municipal registrada em evento regional. Portanto, foi possível constatar que a formação continuada aos professores do Município de Porto Velho não atendeu alguns requisitos dos princípios da Gestão Pública de Excelência, no que tange, a eficiência em relação ao quantitativo total de professores que participaram com êxito da formação do PROINFO que ocorreu de maneira lenta e contraditória. Na perspectiva da transparência foi utilizado meios de comunicação para divulgar o resultado do programa respeitando de certa maneira a publicidade e legalidade.

Bibliographies de l'auteur

Cledenice Blackman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP Câmpus Marília. 

Gizele de Melo Viana, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia.

Références

BRASIL. Ministério da Educação. Sistema Brasil Alfabetizado. Portal MEC. Base de Dados. Disponível em: <http://brasilalfabetizado.fnde.gov.br/>. Acesso em 11 maio 2011.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. Disponível em: . Acesso em 1° de maio 2011.

ENTENDA o que é o IDEB. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/07/01/entenda-o-que-e-o-ideb.jhtm>. Acesso em 1° de maio 2011.

E-PROINFO. Disponível em: <http://e-proinfo.mec.gov.br/>. Acesso em 1º maio 2011.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Sobre Educação (Diálogos). Volume II. 2. ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1984.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004. Disponível em: . Acesso: 8 maio 2011.

LIMA, Paulo Daniel Barreto. Excelência em Gestão Pública: a trajetória e a estratégia do Gespública. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.

LUCCI, Elian Alabi. A Era Pós-Industrial, a Sociedade do Conhecimento e a Educação para o Pensar. Publicado em 2008. São Paulo: Mandruvá. Disponível em: <http://www.hottopos.com/vidlib7/e2.htm>. Acesso em 31 de jan. de 2020.

MOBRAL. Dicionário Interativo da Educação Brasileira. Disponível em: . Acesso: 11 maio 2011.

NTM forma 472 profissionais da educação. Disponível em: . Acesso: 1º maio 2011.

NÚCLEO Tecnologia Educacional SEMED Porto Velho. Disponível em: <http://ntesemedpvh.blogspot.com/>. Acesso em 24 abr. 2011.

OLIVEIRA, Cláudio de; MOURA, Samuel Pedrosa; SOUSA, Edinaldo Ribeiro de. TIC’S na Educação: A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação na Aprendizagem do Aluno. Publicado em 2015. Disponível em: . Acesso em 30 de jan. de 2020.

O que é o PROUNI. Disponível em: <http://siteprouni.mec.gov.br/>. Acesso em 10 set. 2017.

ORIENTAÇÕES ao Programa Proinfo Integrado/MEC. Governo do Paraná. 2009.

PORTO Velho. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Porto_Velho>. Acesso em 24 abr. 2011.

PREFEITURA do Município de Porto Velho. Folder de Solenidade de Encerramento do e-Proinfo. Porto Velho. 2010.

PROGRAMA Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional - ProInfo Integrado. Disponível em: . Acesso em 10 maio 2011.

PROINFO Programa Nacional de Informática na Educação. Sobre o PROINFO. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/index.php/programas/proinfo/sobre-o-plano-ou-programa/sobre-o-proinfo>. Acesso em 31 de jan. de 2020.

REFERÊNCIAS para formação de professores. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. A secretaria, 1999. Disponível em: <https://www.novaconcursos.com.br/blog/pdf/referencias-formacao-professores.pdf>. Acesso em 30 de jan. 2019.

SEMED inicia mais uma etapa do programa de formação de professores. Publicado em 15 de fev. de 2011. Disponível em: <http://rondoniadigital.com/municipios/porto-velho/semed-inicia-mais-uma-etapa-do-programa -de-formacao-de-professores/>. Acesso em 24 abr. 2011.

SOBRINHO, Roberto Eduardo. Posse dos gestores e vice-gestores das escolas municipais. Porto Velho, 13 de abr. de 2011. Informação verbal concedida a todos os profissionais da educação do município de Porto Velho presentes no ato simbólico de posse no Teatro Banzeiros.

TRABALHADORES de escolas são reconhecidos como profissionais da Educação. Disponível em: . Acesso em 1° maio 2011.

Publiée
2020-02-14