DESAFIOS ENFRENTADOS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA E A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES
Résumé
O presente artigo propõe uma discussão sobre os desafios enfrentados por estudantes de graduação, quanto ao desenvolvimento acadêmico, à situação financeira, e à saúde mental. A discursão constrói-se através do seguinte questionamento: Quais os principais desafios enfrentados no sistema público de ensino superior e qual sua conexão com a saúde mental do estudante? O objetivo geral deste trabalho é conhecer as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos durante o ensino superior. Os resultados demonstram que os estudantes enfrentam problemas emocionais, dificuldades financeiras, e inadaptação ao meio acadêmico. Além de afetar o desempenho acadêmico, tais desafios estão direta ou indiretamente ligados ao desenvolvimento de problemas de saúde mental, inclusive depressão e suicídio. O poder público e as instituições de ensino devem intervir, para enfrentar essas dificuldades e amenizar seus impactos na vida dos estudantes.
Références
ARAÚJO, C., & Regina BRESSAN, V. (1). Ações de promoção à saúde, atenção psicossocial e educacional como práticas de integração universitária. In: Congresos CLABES: 2017. Recuperado a partir de http://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/1618. Acesso em: 09 fev. 2019.
BRAGA et. al. ALS. Promoção à saúde mental dos estudantes universitários. Revista Pró-UniverSUS. 2017 Jan./Jun.; 08 (1): 48-54. Disponível em: <http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/896/703>. Acesso em: 09 fev. 2019.
BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Brasília-DF, jun 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm. Acesso em: 09 fev. 2019.
BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Brasília-DF, abr 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm>. Acesso em: 03 fev. 2019.
BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Brasília-DF, jul 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7234.htm. Acesso em: 03 fev. 2019.
BRASIL. Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior e dá outras providências. Brasília-DF, jul 2001. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LEIS_2001/L10260compilado.htm09-02>. Acesso em: 03 fev. 2019.
BRASIL. Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei no 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Brasília-DF, jan 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11096.htm>. Acesso em: 09 fev. 2019.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília-DF, ago 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 09 fev. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília-DF, dez 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 09 fev. 2019.
COSTA, Danielle Dias de; FERREIRA, Norma-Iracema de Barros. O PROUNI na educação superior brasileira: indicadores de acesso e permanência. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 22, n. 1, p. 141-163, 2017. Disponível em: https://submission3.scielo.br/index.php/aval/article/view/152869. Acesso em: 09 fev. 2019.
COSTA, Marcelo de; MOREIRA, Yanne Barros. Saúde mental no contexto universitário. Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 10, p. 73-79, 2016. Disponível em: http://pdf.blucher.com.br.s3.amazonaws.com/designproceedings/sed2016/009.pdf. Acesso em: 09 fev. 2019.
Estatística da Educação Superior 2013. Brasília: Inep, 2014. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 09 fev. 2019.
FONAPRACE - Fórum Nacional De Pró-Reitores De Assuntos Comunitários E Estudantis. IV Pesquisa Do Perfil Socioeconômico E Cultural Dos Estudantes De Graduação Das Instituições Federais De Ensino Superior Brasileiras (2014). Uberlândia-MG: FONAPRACE, 2016. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Pesquisa-de-Perfil-dos-Graduanso-das-IFES_2014.pdf. Acesso em: 09 fev. 2019.
GISI, Maria Lourdes; PEGORINI, Diana Gurgel. As políticas de acesso e permanência na educação superior: a busca da igualdade de resultados. Revista on line de Política e Gestão Educacional, n. 20, p. 21-37, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9390. Acesso em: 09 fev. 2019.
INEP-Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2015. Brasília: Inep, 2016. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 09 fev. 2019.
INEP-Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2014. Brasília: Inep, 2015. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 09 fev. 2019.
INEP-Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2012. Brasília: Inep, 2013. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 09 fev. 2019.
INEP-Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2010. Brasília: Inep, 2011. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 09 fev. 2019.
INEP-Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 1996. Brasília: Inep, 1997. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 09 fev. 2019.
INEP-Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 1997. Brasília: Inep, 1998. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 09 fev. 2019.
INEP-Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 1998. Brasília: Inep, 1999. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 09 fev. 2019.
INEP-Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 1999. Brasília: Inep, 2000. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 09 fev. 2019.
INEP-Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2000. Brasília: Inep, 2001. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 09 fev. 2019.
MACIEL, Carina Elisabeth; LIMA, Elizeth Gonzaga dos santos; GIMENEZ, Felipe Vieira. Políticas e permanência para estudantes na educação superior. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v. 32, n. 3, p. 759-781, 2016. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/68574. Acesso em: 03 fev. 2019.
MEIRA, Fernanda; MORENO, Gabriel; VERAS, André Barciela. Nuances do conceito de saúde mental e a qualidade de vida de estudantes de medicina. Revista Sul Americana de Psicologia, v. 5, n. 2, p. 263, 2017. Disponível em: http://www.revista.unisal.br/am/index.php/psico/article/view/179. Acesso em: 03 fev. 2019.
MESQUITA, Andressa Medrado et al. Depressão entre estudantes de cursos da área da saúde de uma universidade em Mato Grosso/Depression among students of health courses at a university in Mato Grosso/Depresión entre estudiantes de cursos del área de la salud de una universidad en.. Journal Health NPEPS, v. 1, n. 2, 2016. Disponível em: http://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1433. Acesso em: 09 fev. 2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria Nº 389, de 09 de maio de 2013. Cria o Programa de Bolsa Permanência e dá outras providências. Brasília-DF, mai 2013. Disponível em: <http://permanencia.mec.gov.br/docs/manual.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2019.
PEREIRA, Adelino; CARDOSO, Francisco. Ideação suicida na população universitária: Uma revisão da literatura. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Francisco_Cardoso3/publication/277719585_Ideacao_Suicida_na_Populacao_Universitaria_Uma_Revisao_de_Literatura/links/5571eea408ae7536374c60a3.pdf. Acesso em: 02 fev. 2019.
Prodanov, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RODRIGUES, Lisiane Maria Dias; ALMEIDA, Priscilla de Albuquerque; CÁSSIA, Sâmara de. Reflexões acerca das implicações do déficit de atenção como fator predisponente de prejuízos acadêmicos. Editora Realize Revistas, 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID1416_15082016113714.pdf. Acesso em: 02 fev. 2019.
ROSA, Chaiane de Medeiros; RIBEIRO, Ricardo. Percalços da permanência na educação superior: fatores socioeconômicos como condicionantes da evasão. Revista Cocar, v. 11, n. 21, p. 66-89, 2017. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/1282. Acesso em: 02 fev. 2019.
VARGAS, Hustana; HERINGER, Rosana. Políticas de Permanência no Ensino Superior Público em Perspectiva Comparada: Argentina, Brasil e Chile. Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educativas, núm. 25, 2017, pp. 1-33 Arizona State University, Arizona, Estados Unidos Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=275050047114. Acesso em: 03 fev. 2019.
VENTURINI, Ernesto; GOULART, Maria Stella Brandão. Universidade, solidão e saúde mental. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 4, n. 2, p. 94-136, 2016. Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/revistainterfaces/index.php/IREXT/article/view/221>. Acesso em: 02 fev. 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).