DESAFIOS ENFRENTADOS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA E A SAÚDE MENTAL DOS ESTUDANTES
Abstract
O presente artigo propõe uma discussão sobre os desafios enfrentados por estudantes de graduação, quanto ao desenvolvimento acadêmico, à situação financeira, e à saúde mental. A discursão constrói-se através do seguinte questionamento: Quais os principais desafios enfrentados no sistema público de ensino superior e qual sua conexão com a saúde mental do estudante? O objetivo geral deste trabalho é conhecer as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos durante o ensino superior. Os resultados demonstram que os estudantes enfrentam problemas emocionais, dificuldades financeiras, e inadaptação ao meio acadêmico. Além de afetar o desempenho acadêmico, tais desafios estão direta ou indiretamente ligados ao desenvolvimento de problemas de saúde mental, inclusive depressão e suicídio. O poder público e as instituições de ensino devem intervir, para enfrentar essas dificuldades e amenizar seus impactos na vida dos estudantes.
References
ARAÚJO, C., & Regina BRESSAN, V. (1). Ações de promoção à saúde, atenção psicossocial e educacional como práticas de integração universitária. In: Congresos CLABES: 2017. Recuperado a partir de http://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/1618. Acesso em: 09 fev. 2019.
BRAGA et. al. ALS. Promoção à saúde mental dos estudantes universitários. Revista Pró-UniverSUS. 2017 Jan./Jun.; 08 (1): 48-54. Disponível em: <http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/896/703>. Acesso em: 09 fev. 2019.
BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Brasília-DF, jun 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm. Acesso em: 09 fev. 2019.
BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI. Brasília-DF, abr 2007. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2007/Decreto/D6096.htm>. Acesso em: 03 fev. 2019.
BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Brasília-DF, jul 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7234.htm. Acesso em: 03 fev. 2019.
BRASIL. Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior e dá outras providências. Brasília-DF, jul 2001. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LEIS_2001/L10260compilado.htm09-02>. Acesso em: 03 fev. 2019.
BRASIL. Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei no 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Brasília-DF, jan 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11096.htm>. Acesso em: 09 fev. 2019.
BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília-DF, ago 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 09 fev. 2019.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília-DF, dez 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 09 fev. 2019.
COSTA, Danielle Dias de; FERREIRA, Norma-Iracema de Barros. O PROUNI na educação superior brasileira: indicadores de acesso e permanência. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 22, n. 1, p. 141-163, 2017. Disponível em: https://submission3.scielo.br/index.php/aval/article/view/152869. Acesso em: 09 fev. 2019.
COSTA, Marcelo de; MOREIRA, Yanne Barros. Saúde mental no contexto universitário. Blucher Design Proceedings, v. 2, n. 10, p. 73-79, 2016. Disponível em: http://pdf.blucher.com.br.s3.amazonaws.com/designproceedings/sed2016/009.pdf. Acesso em: 09 fev. 2019.
Estatística da Educação Superior 2013. Brasília: Inep, 2014. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 09 fev. 2019.
FONAPRACE - Fórum Nacional De Pró-Reitores De Assuntos Comunitários E Estudantis. IV Pesquisa Do Perfil Socioeconômico E Cultural Dos Estudantes De Graduação Das Instituições Federais De Ensino Superior Brasileiras (2014). Uberlândia-MG: FONAPRACE, 2016. Disponível em: http://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Pesquisa-de-Perfil-dos-Graduanso-das-IFES_2014.pdf. Acesso em: 09 fev. 2019.
GISI, Maria Lourdes; PEGORINI, Diana Gurgel. As políticas de acesso e permanência na educação superior: a busca da igualdade de resultados. Revista on line de Política e Gestão Educacional, n. 20, p. 21-37, 2016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9390. Acesso em: 09 fev. 2019.
INEP-Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2015. Brasília: Inep, 2016. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 09 fev. 2019.
INEP-Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2014. Brasília: Inep, 2015. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 09 fev. 2019.
INEP-Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2012. Brasília: Inep, 2013. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 09 fev. 2019.
INEP-Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2010. Brasília: Inep, 2011. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 09 fev. 2019.
INEP-Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 1996. Brasília: Inep, 1997. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 09 fev. 2019.
INEP-Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 1997. Brasília: Inep, 1998. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 09 fev. 2019.
INEP-Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 1998. Brasília: Inep, 1999. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 09 fev. 2019.
INEP-Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 1999. Brasília: Inep, 2000. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 09 fev. 2019.
INEP-Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2000. Brasília: Inep, 2001. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse>. Acesso em: 09 fev. 2019.
MACIEL, Carina Elisabeth; LIMA, Elizeth Gonzaga dos santos; GIMENEZ, Felipe Vieira. Políticas e permanência para estudantes na educação superior. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, v. 32, n. 3, p. 759-781, 2016. Disponível em: http://www.seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/68574. Acesso em: 03 fev. 2019.
MEIRA, Fernanda; MORENO, Gabriel; VERAS, André Barciela. Nuances do conceito de saúde mental e a qualidade de vida de estudantes de medicina. Revista Sul Americana de Psicologia, v. 5, n. 2, p. 263, 2017. Disponível em: http://www.revista.unisal.br/am/index.php/psico/article/view/179. Acesso em: 03 fev. 2019.
MESQUITA, Andressa Medrado et al. Depressão entre estudantes de cursos da área da saúde de uma universidade em Mato Grosso/Depression among students of health courses at a university in Mato Grosso/Depresión entre estudiantes de cursos del área de la salud de una universidad en.. Journal Health NPEPS, v. 1, n. 2, 2016. Disponível em: http://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/1433. Acesso em: 09 fev. 2019.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Portaria Nº 389, de 09 de maio de 2013. Cria o Programa de Bolsa Permanência e dá outras providências. Brasília-DF, mai 2013. Disponível em: <http://permanencia.mec.gov.br/docs/manual.pdf>. Acesso em: 02 fev. 2019.
PEREIRA, Adelino; CARDOSO, Francisco. Ideação suicida na população universitária: Uma revisão da literatura. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Francisco_Cardoso3/publication/277719585_Ideacao_Suicida_na_Populacao_Universitaria_Uma_Revisao_de_Literatura/links/5571eea408ae7536374c60a3.pdf. Acesso em: 02 fev. 2019.
Prodanov, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RODRIGUES, Lisiane Maria Dias; ALMEIDA, Priscilla de Albuquerque; CÁSSIA, Sâmara de. Reflexões acerca das implicações do déficit de atenção como fator predisponente de prejuízos acadêmicos. Editora Realize Revistas, 2016. Disponível em: https://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID1416_15082016113714.pdf. Acesso em: 02 fev. 2019.
ROSA, Chaiane de Medeiros; RIBEIRO, Ricardo. Percalços da permanência na educação superior: fatores socioeconômicos como condicionantes da evasão. Revista Cocar, v. 11, n. 21, p. 66-89, 2017. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/1282. Acesso em: 02 fev. 2019.
VARGAS, Hustana; HERINGER, Rosana. Políticas de Permanência no Ensino Superior Público em Perspectiva Comparada: Argentina, Brasil e Chile. Education Policy Analysis Archives/Archivos Analíticos de Políticas Educativas, núm. 25, 2017, pp. 1-33 Arizona State University, Arizona, Estados Unidos Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=275050047114. Acesso em: 03 fev. 2019.
VENTURINI, Ernesto; GOULART, Maria Stella Brandão. Universidade, solidão e saúde mental. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 4, n. 2, p. 94-136, 2016. Disponível em: <https://www.ufmg.br/proex/revistainterfaces/index.php/IREXT/article/view/221>. Acesso em: 02 fev. 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).