PROJETO ESCOLA DE LÍDERES: VIVÊNCIAS CARTOGRÁFICAS E DESLOCAMENTOS CURRICULARES

  • Isaías dos Santos Ildebrand Universidade Feevale
  • Cátia de Azevedo Fronza Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Resumen

O estudo analisa, sob perspectiva pós-crítica, as vivências de liderança, empatia e participação democrática no Projeto Escola de Líderes, desenvolvido com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do RS. O objetivo foi compreender como práticas situadas de liderança infantil mobilizam e tensionam as competências gerais previstas na BNCC. Adotou-se a cartografia como procedimento para acompanhar processos, registrar narrativas e articular episódios-chave, como a organização da sala, a mediação de conflitos e a articulação com a comunidade. As discussões evidenciam que a liderança, quando vivida por crianças em processos democráticos, amplia possibilidades de participação e ressignifica competências curriculares, integrando saberes escolares e experiências comunitárias. Conclui-se que a proposta contribuiu para a construção de práticas escolares mais democráticas e inventivas, com potencial de replicabilidade e impacto formativo no desenvolvimento infantil e na cultura escolar.

Citas

BALL, Stephen J. Educação global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Tradução Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014.
BIESTA, Gert. The beautiful risk of education. Paradigm Publishers, 2013.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295–316.
COSTA, Luciano B. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Revista Digital do LAV - Santa Maria, vol. 7, n.2, p. 66-77, 2014.
FERREIRA, Elisabete; LOPES, Adélia; CORREIA, José Alberto. Repensar as lideranças escolares em questões de aprendizagem e equidade. Revista Lusófona de Educação, 2015.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra, 2014.
FULLAN, Michael. Nuance: Why some leaders succeed and others fail. Corwin Press, 2018.
GALLO, Silvio. Educação, criação e pluralidade de mundos: as múltiplas dimensões do aprender. In: TREVISAN, Amarildo Luiz; ROSSATTO, Noeli Dutra. Filosofia e educação: interatividade, singularidade e mundo comum. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2013, v. 1, p. 181-196.
GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, 2002.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
GOODSON, Ivor. Developing life and work histories of teachers. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). A aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 243-258.
HARGREAVES, Andy; SHIRLEY, Dennis. Well-being in schools: Three forces that will uplift your students in a volatile world. ASCD, 2021.
LAMBERT, Linda. Leadership capacity for lasting school improvement. Alexandria: ASCD, 2003.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
VEIGA-NETO, Alfredo. Espaço e currículo. In: LOPES, Alice C.; MACEDO, Elizabeth F. Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 201-220.
Publicado
2025-11-28