PROJETO ESCOLA DE LÍDERES: VIVÊNCIAS CARTOGRÁFICAS E DESLOCAMENTOS CURRICULARES
Resumen
O estudo analisa, sob perspectiva pós-crítica, as vivências de liderança, empatia e participação democrática no Projeto Escola de Líderes, desenvolvido com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do RS. O objetivo foi compreender como práticas situadas de liderança infantil mobilizam e tensionam as competências gerais previstas na BNCC. Adotou-se a cartografia como procedimento para acompanhar processos, registrar narrativas e articular episódios-chave, como a organização da sala, a mediação de conflitos e a articulação com a comunidade. As discussões evidenciam que a liderança, quando vivida por crianças em processos democráticos, amplia possibilidades de participação e ressignifica competências curriculares, integrando saberes escolares e experiências comunitárias. Conclui-se que a proposta contribuiu para a construção de práticas escolares mais democráticas e inventivas, com potencial de replicabilidade e impacto formativo no desenvolvimento infantil e na cultura escolar.
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