PROJETO ESCOLA DE LÍDERES: VIVÊNCIAS CARTOGRÁFICAS E DESLOCAMENTOS CURRICULARES
Abstract
O estudo analisa, sob perspectiva pós-crítica, as vivências de liderança, empatia e participação democrática no Projeto Escola de Líderes, desenvolvido com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do RS. O objetivo foi compreender como práticas situadas de liderança infantil mobilizam e tensionam as competências gerais previstas na BNCC. Adotou-se a cartografia como procedimento para acompanhar processos, registrar narrativas e articular episódios-chave, como a organização da sala, a mediação de conflitos e a articulação com a comunidade. As discussões evidenciam que a liderança, quando vivida por crianças em processos democráticos, amplia possibilidades de participação e ressignifica competências curriculares, integrando saberes escolares e experiências comunitárias. Conclui-se que a proposta contribuiu para a construção de práticas escolares mais democráticas e inventivas, com potencial de replicabilidade e impacto formativo no desenvolvimento infantil e na cultura escolar.
References
BIESTA, Gert. The beautiful risk of education. Paradigm Publishers, 2013.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295–316.
COSTA, Luciano B. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Revista Digital do LAV - Santa Maria, vol. 7, n.2, p. 66-77, 2014.
FERREIRA, Elisabete; LOPES, Adélia; CORREIA, José Alberto. Repensar as lideranças escolares em questões de aprendizagem e equidade. Revista Lusófona de Educação, 2015.
FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. p. 231-249.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e terra, 2014.
FULLAN, Michael. Nuance: Why some leaders succeed and others fail. Corwin Press, 2018.
GALLO, Silvio. Educação, criação e pluralidade de mundos: as múltiplas dimensões do aprender. In: TREVISAN, Amarildo Luiz; ROSSATTO, Noeli Dutra. Filosofia e educação: interatividade, singularidade e mundo comum. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2013, v. 1, p. 181-196.
GALLO, Sílvio. Em torno de uma educação menor. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, 2002.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997.
GOODSON, Ivor. Developing life and work histories of teachers. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). A aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 243-258.
HARGREAVES, Andy; SHIRLEY, Dennis. Well-being in schools: Three forces that will uplift your students in a volatile world. ASCD, 2021.
LAMBERT, Linda. Leadership capacity for lasting school improvement. Alexandria: ASCD, 2003.
NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
VEIGA-NETO, Alfredo. Espaço e currículo. In: LOPES, Alice C.; MACEDO, Elizabeth F. Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 201-220.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).








