UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE APRENDIZAGEM: COLABORATIVA E MÓVEL UBÍQUA
Résumé
Este texto destaca-se três artigos distintos que demonstra conceitos e considerações acerca de aprendizagem colaborativa e aprendizagem móvel ubíqua. Assuntos que se apresentam como métodos e estratégias para uma aprendizagem caracterizada com uso de ferramentas e instrumentos ou dispositivos tecnológicos. Ao longo deste trabalho foram apresentados diferentes conceitos e práticas para uma aprendizagem em tempo real e em grupos (espaço e tempo). Nestes trabalhos que teve abordagem sistêmica, destacam-se as ferramentas, que auxilia o ensino aprendizado. Salienta-se, ao longo desta revisão que um dos grandes entraves (com relação a implementação), está na objeção dos docentes, apesar dos mesmos estarem atualizados com as mudanças tecnológicas. Sendo apresentado o Blog e o Wiki, como os mais indicados para a aprendizagem colaborativa.
Palavras-chave: aprendizagem móvel ubíqua; aprendizagem colaborativa; Blog; Wiki.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).