IDENTIDADE E FRAGMENTAÇÃO EM A CHAVE DE CASA, DE TATIANA SALEM LEVY

  • Raquel Martins Alves Universidade Federal do Tocantins
  • Marília Fátima de Oliveira Universidade Federal do Tocantins

Résumé

Este artigo, a partir do romance A Chave de Casa (2007), de Tatiana Salem Levy, traz para o campo do debate feminista assuntos relacionados à escrita de autoria feminina contemporânea como estratégia de legitimação do espaço da mulher como sujeito social e literário, dentro de uma sociedade ainda sob dominação masculina. Propõe, ainda, uma leitura analítica a respeito das questões da (re)significação da identidade feminina da personagem estudada, além de investigar a fragmentação do romance, onde a forma dialoga tanto com a identidade fragmentada da protagonista, quanto com a forma estrutural da escrita do texto, já que a narrativa se mostra bastante dinâmica, mesclando cortes, lacunas e trocas de cenas com uma fugacidade muito própria da escrita contemporânea. Para isso, o trabalho tomará como base as teorias feministas e, também, textos que discutem a identidade cultural e feminina e a fragmentação do texto contemporâneo.

 

Bibliographies de l'auteur

Raquel Martins Alves, Universidade Federal do Tocantins

Professora licenciada pelo Curso de Letras - Português e Respectivas Literaturas da Universidade Federal do Tocantins. Especialista em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pelo Instituto Líber de Pós-Graduação. Tem experiência na educação com o Ensino Fundamental II e Médio, bem como na área de Literatura, com ênfase em Teoria Literária, Autoria feminina contemporânea, Estudos Feministas e de Gênero. Atualmente cursando Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Tocantins - Campus de Porto Nacional.

Marília Fátima de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Doutora (2013) e Mestre (2008) em Letras - Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade de São Paulo; Graduada com dupla Habilitação (Português/ Inglês) pela Universidade de São Paulo (2003). Licenciada em Inglês (2005) e Português (2004) pela Universidade de São Paulo. Professora de Literatura Inglesa na Universidade Federal do Tocantins. Pesquisa: Obra de JM Coetzee (nobel de literatura em 2003); Literaturas (pós) coloniais e não canônicas de Língua Portuguesa e Inglesa; Literaturas Africanas de Língua Portuguesa; Literaturas Africanas de Língua Inglesa; Trauma e Violência nas literaturas não canônicas; Literatura produzida em Libras.

 

Références

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Publiée
2019-05-09