IDENTIDADE E FRAGMENTAÇÃO EM A CHAVE DE CASA, DE TATIANA SALEM LEVY
Abstract
Este artigo, a partir do romance A Chave de Casa (2007), de Tatiana Salem Levy, traz para o campo do debate feminista assuntos relacionados à escrita de autoria feminina contemporânea como estratégia de legitimação do espaço da mulher como sujeito social e literário, dentro de uma sociedade ainda sob dominação masculina. Propõe, ainda, uma leitura analítica a respeito das questões da (re)significação da identidade feminina da personagem estudada, além de investigar a fragmentação do romance, onde a forma dialoga tanto com a identidade fragmentada da protagonista, quanto com a forma estrutural da escrita do texto, já que a narrativa se mostra bastante dinâmica, mesclando cortes, lacunas e trocas de cenas com uma fugacidade muito própria da escrita contemporânea. Para isso, o trabalho tomará como base as teorias feministas e, também, textos que discutem a identidade cultural e feminina e a fragmentação do texto contemporâneo.
References
BEAUVOIR, Simone. O Segundo Sexo: Fatos e Mitos. 4 ed. São Paulo: Difusão Europeia do livro, 1970. 309 p.
COTA, Débora. A Fragmentação na Narrativa Contemporânea: um passo para além do literário. Disponibilidade em: <http://wwlivros.com.br/Vcoloquio/artigos/DeboraCota.pdf> Acesso em: 08 de jan. 2018.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
HALL, Stuart. A Questão da Identidade Cultural. 10 ed. Campinas: DP&A, 2003.
HUTCHEON, Linda. Poética do Pós Modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
LEVY, Tatiana Salem. A Chave de Casa. 1 ed. Rio de Janeiro: Best Bolso, 2013. 189 p.
LEVY, Tatiana Salem. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponibilidade em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa101178/tatiana-salem-levy>. Acesso em: 20 fev. 2018. Verbete da Enciclopédia. ISBN: 978-85-7979-060-7.
SCHMIDT, Rita Terezinha. Em Busca da História não contada: ou o que acontece quando o objeto começa a falar? Letras, Santa Maria, n. 16, p. 183-196, janeiro/junho 1998. Disponibilidade em: <https://lume.ufrgs.br/handle/10183/169824>. Acesso em: 12 fev. 2018.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Narrar o trauma: A questão dos testemunhos de catástrofes históricas. Psicologia Clínica. Rio de Janeiro, v. 20, n.1, p. 65–82, 2008. Disponibilidade em: <http://www.scielo.br/pdf/pc/v20n1/05>. Acesso em: 15 fev. 2018.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o Subalterno Falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
TELLES, Norma. Escritoras, Escritas, Escrituras. In: PRIORI, Mary Del (org.). História das Mulheres no Brasil. 9 ed. São Paulo: Contexto, 2009. 678 p.
WOOLF, Virginia. Um Teto Todo Seu. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004. 139 p.
XAVIER, Elódia Carvalho de Formiga (org). Tudo no Feminino: a presença da mulher na narrativa brasileira contemporânea. Rio de janeiro: Francisco Alves, 1991. 149 p.
ZOLIN, Lúcia Osana. A Literatura de Autoria Feminina Brasileira no Contexto da Pós-Modernidade. IPOTESI, Juiz de Fora, v. 13, n. 2, p. 105-116, jul/dez, 2009. Disponibilidade em: <http://www.ufjf.br/revistaipotesi/files/2009/10/a-literatura-de-autoria-feminina.pdf> Acesso em: 15 fev. 2018.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).