O CURRÍCULO PARA OS CURSOS SUPERIORES TECNOLÓGICOS: INOVAÇÕES EM COMPETÊNCIAS FORMATIVAS

  • Andrea Cristina Marin Senac- São Paulo
  • Alex Paubel Junger
  • Rosana Matsushita Assayag Senac - São Paulo
  • Luiz Henrique Amaral Luiz Henrique Amaral - Universidade Cruzeiro do Sul

Resumen

A proposta do artigo tem por finalidade debater e refletir aspectos e características curriculares dos cursos superiores de tecnologia com uma abordagem estruturada em trabalhos do Banco de Teses da CAPES. O estudo analisa, ainda, as inovações propostas em Competências Formativas específicas na formação dos graduandos nessa modalidade de estudo superior. Para a análise e conclusões foram levadas em conta as diretrizes curriculares do MEC para os cursos superiores de tecnologia bem como as habilidades e competências definidas para essas graduações e um estudo bibliográfico do Banco de Teses da Capes com uma pesquisa fundamentada em Estado da Arte.

Palavras Chave: Currículo, Cursos Superiores Tecnológicos, Competências Formativas

Biografía del autor/a

Andrea Cristina Marin, Senac- São Paulo

Profissional formada nas áreas de Marketing e Planejamento, Estratégias de Mercado. Professora universitária com MBA em Gestão e Planejamento de Negócios pela Escola de Negócios Mercatus/UNICSUL, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Gestão de Projetos, Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Anhanguera de São Paulo. Graduada em Marketing e Mestre no Programa de Educação, na linha de pesquisa de Políticas Públicas, pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Experiência profissional em empresas de sistema corporativo em Gestão de Fidelização e Relacionamento com Clientes, aberturas de novos mercados, desenvolvimento de pesquisa de qualificação e perfil de consumidor, sistemas de planejamentos estratégicos, faixa etária, hábitos e costumes. Formação de programas de Endomarketing. Mapeamento de concorrência. Estruturação de planos de ações. Formatação de treinamentos e palestras. Análise de mercado e novos nichos de negócios. Negociação com veículos de mídia em geral. Implantação e implementação de sistemas de franquias em marketing, operacional, customização, novos produtos. Professora universitária nas disciplinas de Marketing Estratégico, Pesquisa de Marketing, Marketing de Turismo, Gestão de Pessoas e Liderança e Motivação com enfoque em Psicologia Administrativa, Análise e Investimento de Novos Negócios, Vendas Industriais, Gestão de Vendas, Comunicação Empresarial, Sistemas de Sustentabilidade, Marketing Corporativo e Gestão de Marcas e Brand Equity, e Sistemas de Inovação em Negócios, Projetos e Ferramentas de Avaliação de Inovação Integrada, entre outras. Professora integrante do NDE do Centro Universitário Anhanguera de São Paulo. Presidente da Subcomissão da CPA da Unidade Anhanguera Belenzinho. Responsável pela equipe de recepção de Comissões de Reconhecimento e Avaliação de Cursos das Universidades Uniban e Anhaguera. Professora do Centro Paula Souza - Unidade Fatec SEBRAE. Professora do Programa Corporativo de Formação de Líderes do Centro Universitário SENAC - Santo Amaro/SP Autora de Materiais Didáticos do Curso de Gestão Empreendedora do Centro Paula Souza na Plataforma EAD, bem como exames em formato ENADE para aplicação ao final de cada modulo do curso.

 

Alex Paubel Junger

Pós - Doutor em Engenharia e Gestão da Inovação (UFABC), Doutor em Energia pela Universidade Federal do ABC e Mestre pelo Programa Interdisciplinar em Educação, Administração e Comunicação da Universidade São Marcos, possui graduação em Comunicação Social e Letras - Português/Inglês, com Especialização em Língua Portuguesa. Atualmente é professor vinculado a Graduação da Faculdade Tecnológica Termomecânica e da Universidade Cruzeiro do Sul, atuando na área de Orientação para Inovação, Comunicação e Ensino, com ênfase em Gestão do Conhecimento Organizacional, bem como Pesquisador/Professor Colaborador vinculado ao Stricto Sensu em Engenharia e Gestão da Inovação ofertado também pela Universidade Federal do ABC. Além de atuar como avaliador institucional do Ministério da Educação.

 

Rosana Matsushita Assayag, Senac - São Paulo

Economista formada pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho, Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado, Especialista em Psicodrama - Foco sócio educacional pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama e Coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute. Profissional de Recursos Humanos com foco em Desenvolvimento de Pessoas e Gestão de Carreiras. Coordenação de Equipe de Mediação do Projeto corporativo/Escola de Liderança Senac, modalidade EAD (Educação a Distância). Docência Ensino Superior Graduação e Pós-Graduação (presencial e EAD). É sócia da Inovar Cursos e Treinamentos Ltda.

Luiz Henrique Amaral, Luiz Henrique Amaral - Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado e doutorado em Astrofísica pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Organização Universitária Interamericana (OUI) em convênio com o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) e UNESP, com estágio profissional realizado na Universidade de Montreal - Canada. Realizou expedição em gestão acadêmica pelo SEMESP na Universidade de Harvard, EUA. É Professor titular do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, atuando como Reitor da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Universidade Cruzeiro do Sul (CRUZEIRO DO SUL). Atuou como Reitor do CEUNSP, no período de 2016-2017. Avaliador institucional do Ministério da Educação (MEC). É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, orientando trabalhos de mestrado e de doutorado na área de Ensino. É professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Áreas Clássicas de Fenomenologia e suas Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação a distância, tecnologias de informação e comunicação, ensino médio e aglomerados abertos.

 

Publicado
2018-12-07