ACCOUNTABILITY E OS MEIOS OS DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL NO TOCANTINS: TENSÕES ENTRE AS PERSPECTIVAS NEOLIBERAIS E DEMOCRÁTICAS NA EFETIVAÇÃO DO PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE, DURANTE A PANDEMIA

Resumen

O presente artigo teve como suposição inicial que a implantação da accountability na administração pública, sofre tensões entre as perspectivas neoliberais e democráticas, objetivando compreender o atendendo as determinações de publicização das ações governamentais, especialmente durante a pandemia vigente. Desse modo, o trabalho baseado em uma abordagem qualitativa com o desenvolvimento metodológico concebido pelas revisões bibliográficas, documentais, em matérias impressos e sites de buscas. As conclusões apontam para carências de instrumentos mais acessíveis e mais fáceis de compreensão pelos cidadãos das publicações governamentais.

Biografía del autor/a

Claudius Vinicius Souza Oliveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Educação (pela UFT), graduada em Jornalismo (pela UFT), Educação Física (pela Claretiano), Tecnólogo em Gestão Pública (pelo IFTO), Pedagogia (pela UNEB). É professora da Educação Básica do Estado Tocantins.

Maria Jose de Pinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós – Doutora em Educação. Doutora em Educação e Currículo. Graduada em História e em Pedagogia. Mestre em Educação.  É professora Associado e Bolsista Produtividade do CNPq categoria 2. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC. Professora do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins. PPGE/ UFT.

Valquíria Guimarães da Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Ciências da Comunicação, área de especialização em Estudos dos Media e do Jornalismo, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa - Portugal Graduada em Comunicação Social - Jornalismo, pela Universidade Federal da Paraíba e mestre em Educação também pela Universidade Federal da Paraíba, Professora Associada da UFT. Atualmente está desenvolvendo seu estágio pós doutoral no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB).

Citas

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Publicado
2025-01-24