Resumen
Este artigo apresenta um panorama do trabalho desenvolvido no curso de extensão em Pedagogia Social para o século XXI do projeto PIPAS-UFF (Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Formação Inicial e Permanente de Educadores de Crianças e Jovens em Situação de Vulnerabilidades), durante o ano de 2023, e tem como objetivo evidenciar o percurso de elaboração dos trabalhos finais do curso (portfólios), desenvolvidos a partir de ações sociopedagógicas promovidas de forma voluntária pelos cursistas. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho consiste na pesquisa qualitativa, pautada no aspecto teórico-prático da pesquisa, como opção epistemológica, por meio da coleta de dados e documentos, posteriormente análise e reflexão acerca do material produzido pelo PIPAS-UFF. Como referencial teórico para embasamento deste estudo: Freire (1992), Furter (2006), Araújo (2015), Minayo (2009), dentre outros autores afins. Os resultados esperados foram satisfatórios no que diz respeito à proposta do curso, aceitação e conclusão do trabalho proposto.
Citas
_____; VALVIESSE, Mariângela. A FORMAÇÃO PERMANENTE DO EDUCADOR SOCIAL COMO ESTILO DE VIDA ACADÊMICO-PEDAGÓGICO. UFF, 2024 (Prelo).
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1970.
______. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 2010.
FURTER, Pierre. Educação e vida. Petrópolis – Rio de Janeiro: Vozes, 1970.
MINAYO, (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Tradução do francês: Eliane Lisboa - Porto Alegre: Ed. Sulina, 2005.
TEILHARD DE CHARDIN, Pierre. Activation of Energy. Londres: Collins Editora, 1970.
TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. 3ª ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Editora Cortez, 1986.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).