Abstract
Este artigo apresenta um panorama do trabalho desenvolvido no curso de extensão em Pedagogia Social para o século XXI do projeto PIPAS-UFF (Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Formação Inicial e Permanente de Educadores de Crianças e Jovens em Situação de Vulnerabilidades), durante o ano de 2023, e tem como objetivo evidenciar o percurso de elaboração dos trabalhos finais do curso (portfólios), desenvolvidos a partir de ações sociopedagógicas promovidas de forma voluntária pelos cursistas. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho consiste na pesquisa qualitativa, pautada no aspecto teórico-prático da pesquisa, como opção epistemológica, por meio da coleta de dados e documentos, posteriormente análise e reflexão acerca do material produzido pelo PIPAS-UFF. Como referencial teórico para embasamento deste estudo: Freire (1992), Furter (2006), Araújo (2015), Minayo (2009), dentre outros autores afins. Os resultados esperados foram satisfatórios no que diz respeito à proposta do curso, aceitação e conclusão do trabalho proposto.
References
_____; VALVIESSE, Mariângela. A FORMAÇÃO PERMANENTE DO EDUCADOR SOCIAL COMO ESTILO DE VIDA ACADÊMICO-PEDAGÓGICO. UFF, 2024 (Prelo).
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1970.
______. Política e Educação. São Paulo: Cortez, 2010.
FURTER, Pierre. Educação e vida. Petrópolis – Rio de Janeiro: Vozes, 1970.
MINAYO, (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Tradução do francês: Eliane Lisboa - Porto Alegre: Ed. Sulina, 2005.
TEILHARD DE CHARDIN, Pierre. Activation of Energy. Londres: Collins Editora, 1970.
TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. 3ª ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 1999.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Editora Cortez, 1986.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).