O PAPEL EDUCATIVO DO JORNAL O SEXO FEMININO (1873-1874) PARA A EMANCIPAÇÃO DAS MULHERES EM CAMPANHA (MG)
Resumo
Este artigo explora as estratégias de instrução veiculadas no jornal O Sexo Feminino, publicado em Campanha da Princesa/MG. Dirigido por Francisca Senhorinha da Motta Diniz (? – 1910) e organizado por um grupo de redatoras, os escritos consistiam em estimular a emancipação das mulheres. Esta função educativa consiste na base deste estudo, que busca compreender de que maneira O Sexo Feminino, em seu primeiro ano (1873-1874), atuava como ferramenta pedagógica para suas leitoras. Foram analisados os editoriais e as seções de colaboração de 44 edições publicadas no período, disponibilizadas na Hemeroteca Digital Brasileira. Foi possível traçar as estratégias do jornal para funcionar como meio educacional entre as suas leitoras e a sua relevância para as mulheres de seu tempo. Pode-se afirmar que apesar de O Sexo Feminino não ser um jornal escolar, assumiu uma função didática a fim de cumprir seu objetivo de emancipar mulheres por meio da educação.
Referências
DUARTE, Constância Lima. Imprensa Feminina e Feminista no Brasil: século XIX. 1º ed. Belo Horizonte: Editora Autentica, 2017.
FEITOSA, Lourdes Conde; FUNARI, Pedro Paulo. Protagonismo feminino. Revista Mythos, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, Imperatriz, ano v, n. 2, p. 8 – 19, jun 2021.
HAHNER, June E. A escola normal, as professoras primárias e a educação feminina no Rio de Janeiro no fim do século XIX. Niterói, v.10, n.2, p. 313-332, 2010.
LEIBÃO, Matheus de Carvalho. História e imprensa em diferentes tempos e a importante contribuição teórica de Antonio Gramsci. Intratextos, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 314-328, 2017.
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: PRIORE, Mary del. (orgs). História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Editora Contexto, 2018, p. 443-481.
MARTINS, Ana Luiza (org.). LUCA, Tania Regina de (org.). História da Imprensa no Brasil. Editora Contexto, 2º ed., 2012.
NASCIMENTO, Cecília Vieira. O Sexo Feminino em campanha pela emancipação da mulher (1873/1874). Dissertação de mestrado, UFMG, Belo Horizonte, 106 páginas, 2004.
ROSA, Gerlice Teixeira. Ethos e argumentação de Senhorinha Diniz em O Sexo Feminino. Dissertação de mestrado, UFMG, Belo Horizonte, 138 páginas, 2011.
SOUTO, Bárbara Figueiredo. “Senhoras de seu destino”: Francisca Senhorinha da Motta Diniz e Josephina Alvares de Azevedo – projetos de emancipação feminista na imprensa brasileira (1873-1894). Dissertação de mestrado, USP. São Paulo, 197 páginas, 2013.
YOUTUBE. Os jornais como fontes de pesquisa histórica. TV UFS. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i-X0cvfpvuE. Acesso em: 11 de ago. de 2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).