O PAPEL EDUCATIVO DO JORNAL O SEXO FEMININO (1873-1874) PARA A EMANCIPAÇÃO DAS MULHERES EM CAMPANHA (MG)

Abstract

Este artigo explora as estratégias de instrução veiculadas no jornal O Sexo Feminino, publicado em Campanha da Princesa/MG. Dirigido por Francisca Senhorinha da Motta Diniz (? – 1910) e organizado por um grupo de redatoras, os escritos consistiam em estimular a emancipação das mulheres. Esta função educativa consiste na base deste estudo, que busca compreender de que maneira O Sexo Feminino, em seu primeiro ano (1873-1874), atuava como ferramenta pedagógica para suas leitoras. Foram analisados os editoriais e as seções de colaboração de 44 edições publicadas no período, disponibilizadas na Hemeroteca Digital Brasileira. Foi possível traçar as estratégias do jornal para funcionar como meio educacional entre as suas leitoras e a sua relevância para as mulheres de seu tempo. Pode-se afirmar que apesar de O Sexo Feminino não ser um jornal escolar, assumiu uma função didática a fim de cumprir seu objetivo de emancipar mulheres por meio da educação.

Author Biographies

Gabriela Marcondes dos Santos, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília). Licenciada em História pelo Centro Universitário do Sagrado Coração (Unisagrado/Bauru). Atualmente é professora da rede estadual de São Paulo em Garça, São Paulo, Brasil.

Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em História Cultural pela UNICAMP e pós-doutora em História e Cinema pela UNESP/ Bauru. Graduada e Mestre em História pela UNESP/Assis. Membro do EuGeStA - Réseau de recherche on Gender Studies in Antiquity, da Universitè de Lilly/França e líder do grupo de pesquisa Gênero e sexualidade, cadastrado no CNPq. Professora/pesquisadora Adjunto II do Unisagrado/Bauru e do Programa de Mestrado em Educação Sexual da UNESP/Araraquara.

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Published
2024-11-12