INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: O PROJETO NÓS PROPOMOS COMO INDUTOR DA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA TERRITORIAL

Resumen

O objetivo deste estudo - de abordagem qualitativa, respaldado em pesquisa bibliográfica e documental - é analisar o ensino escolar de Geografia em suas possibilidades de contribuir para a formação de uma efetiva cidadania territorial. A investigação se alicerça nas orientações do Projeto Nós Propomos! Geografia, Educação e Cidadania, considerado na atualidade uma referência no ensino de Geografia em diversos países (Portugal, Espanha, Moçambique, Peru, Laos, México, Colômbia e Brasil). Cidadania territorial é promover o cotidiano vivenciado pelo educando - com seus lugares, paisagens e territórios - como uma centralidade dos processos de ensino-aprendizagem. Diz respeito, sobretudo, à participação e à ação que se norteiam para a mudança. A educação geográfica enveredada pelo Projeto Nós Propomos apresenta pertinentes contributos para a formação cidadã, dentre outras conclusões, por tornar o aluno um sujeito pesquisador de sua realidade, favorecendo as bases de uma cidadania ativa orientada para a mudança.

Biografía del autor/a

Edvar Ferreira Basílio, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Geografia da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

Maria Edivani Silva Barbosa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Associada I do curso de Geografia/Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Raimundo Lenilde de Araújo, Universidade de Lisboa (ULisboa)

Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia/Mestrado/UFPI.

Alexandra Maria de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Titular do Curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Citas

REFERÊNCIAS

ARENDT, H. Da violência. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1985.
ARENDT, H. Origens do Totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. São Paulo: Cia das Letras, 2000.
ANDREIS, A. M.; CALLAI, H. C; NUNES, S. C. L. Entrevista com o Prof. Sérgio Claudino: A cidadania territorial - um conceito para aprender Geografia. Revista Signos Geográficos, [S. l.], v. 5, p. 1–12, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/signos/article/view/76450. Acesso em: 25 jan. 2024.
BAZZOLI, J. A; SILVA, M.V.C; VIANA, S. F. R. Manual Nós Propomos! Palmas, TO: Universidade Federal do Tocantins/EDUFT, 2017.
BERBEL, N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326. Acesso em: 24 jan. 2024.
BOIKO, V. A. T.; ZAMBERLAN, M. A. T. A perspectiva sócio-construtivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 51-58, jan./jun. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/f3FJJkXGVQL5JnsL7J5JP3C/abstract/?lang=pt. Acesso em: 24 jan. 2024.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações determinadas pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/94, pelas Emendas Constitucionais nos 1/92 a 91/2016 e pelo Decreto Legislativo no 186/2008. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2016. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 24 jan. 2024.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em: 24 jan. 2024.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 24 jan. 2024.
BRASIL. Plano Nacional de Educação (Lei 13.005, de 25 de junho de 2014). Disponível em: https://bibliotecadigital.economia.gov.br/bitstream/123456789/965/2/L13005.pdf. Acesso em: 24 jan. 2024.
CABRAL, T. M; CECIM, J. S. R; STRAFORINI, R. A realidade do aluno como tradição pedagógica em disputa na geografia escolar (1920-2020). Revista Brasileira de História da Educação, V. 21, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbhe/a/ppywyRPSsyFq6RkRnRKyd6w/?format=pdf. Acesso em: 24 jan. 2024.
CANÁRIO, R. A escola: o lugar onde os professores aprendem. Revista Psicologia da Educação, São Paulo, v.6, 1998, p. 9-27. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/psicoeduca/article/view/42874. Acesso em: 02 nov. 2023.
CARVALHO FILHO, O. R. de. O Ensino de Geografia e o estudo do local: o Projeto Nós Propomos no Estado de São Paulo/Brasil. Ribeirão Preto 2020. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-22072020-084056/pt-br.php. Acesso em: 24 jan. 2024.
CARVALHO FILHO, O. R.; LASTÓRIA, A. C.; NUNES, S. C. L.; FERNANDES, S. A. S. Olhares docentes sobre a cidadania: considerações sobre os avanços e desafios do projeto Nós propomos no estado de São Paulo. Signos geográficos, v. 4, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://revistas.ufg.br/signos/article/view/72572. Acesso em: 24 jan. 2024.
CARVALHO SOBRINHO, H. Educação Geográfica e Formação Cidadã: o Projeto Nós Propomos! no Distrito Federal/Brasil. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade de Brasília, Brasília, 2021. Disponível em: http://icts.unb.br/jspui/handle/10482/42928. Acesso em 24 jan. 2024.
CASTRO, D. G.; CLAUDINO, S.; NAVARRO, Y. Projeto Nós Propomos! O desafio de uma “outra” educação geográfica. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 3–4, 2020. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2737. Acesso em: 25 jan. 2024.
CASTRO, I. E; GOMES, P. C. da C. CORRÊA, R. L. (org.). Geografia: conceitos e temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
CAVALCANTI, L. de S. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de Geografia. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 185-207, maio/ago. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/WnXnVgTRQHZttxBQR44gt9x/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 jan. 2024.
CAVALCANTI, L. de S. Ensino de Geografia e cenários urbanos cotidianos: laboratórios para o desenvolvimento do pensamento geográfico. Punto Sur, (1), 2019, 122-143. Disponível em: http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/RPS/article/view/6916. Acesso em: 24 jan. 2024.
CAVALCANTI, L. de S. A cidadania territorial: um conceito para aprender Geografia. [Entrevista concedida a] Andreis, Adriana Maria; Callai, Helena Copetti. Signos Geográficos, Goiânia-GO, V.5, 2023. Disponível em: https://revistas.ufg.br/signos/article/view/76450/39893. Acesso em: 24 jan. 2024.
CLAUDINO, S; R, COSCURÃO. Educação geográfica e cidadania: o Projeto Nós Propomos em Portugal. Giramundo, Rio de janeiro, v. 6, n.11, p.7-16, jan/jun. 2019. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/46264/1/2738-6501-1-PB.pdf. Acesso em: 24 jan. 2024.
FASHEH, M. Como erradicar o analfabetismo sem erradicar os analfabetos. Revista Brasileira de Educação, Bauru, v.26, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/SVcbNrMKmpkqYZJxH5DHdhG/. Acesso em 24 jan. 2024.
FERNANDES, J. A. R.; TRIGAL, L. L; SPÓSITO, E. S. Dicionário de Geografia aplicada. Porto: Porto Editora, 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
HEUSSER, E. S; SILVA, A. T. B; NASCIMENTO, R. S. Elaboração e publicação de um jornal escolar: uma proposta colaborativa na Educação Básica. In: CLAUDINO, S.; SOUTO, X. M.; Araújo, R. L. de; DOMENECH, M. A. R.; BAZZOLI, J.; GENGNAGEL, C. L.; MENDES, L.; SILVA, A. T. B. (Org.). Geografia, Educação e Cidadania. 1.ed. Lisboa: ZOE/Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidad, 2019, v. 01, p. 790-802.
MOREIRA, R. A diferença e a geografia: o ardil da identidade e a representação da diferença na geografia. GEOgraphia, Rio de Janeiro, ano 1, n. 1, p. 41-58, 1999.
MOREIRA, R. Repensando a Geografia. In: SANTOS, Milton (Org.). Novos rumos da Geografia brasileira. São Paulo: Hucitec, 1982, p. 35-49.
OLIVEIRA, K. A. T. A cidadania territorial coloca o aluno onde a vida acontece no centro do debate. Disponível em: https://www.itausocial.org.br/noticias/a-cidadania-territorial-coloca-o-lugar-onde-a-vida-acontece-no-centro-do-debate/. Acesso em: 24 jan. 2024.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://www.undp.org/pt/brazil/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/Cidades%20-Comunidades-Sustent%C3%A1veis. Acesso em: 25 jan. 2024.
PEREIRA, R. Método Ativo: Técnicas de Problematização da Realidade aplicada à Educação Básica e ao Ensino Superior. VI COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, São Cristóvão, SE. 20 a 22 setembro de 2012.
PEREIRA, R. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1998.
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 4. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
SERPA, A. Políticas públicas e o papel da Geografia. Revista da ANPEGE, v. 7n.01, 2017. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/anpege/article/view/6551. Acesso em: 24. jan. 2024.
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
SCHUTZ, J. A; COSSETIN, V. L. F. Orfandade instituída e legalmente amparada: reflexões críticas sobre o “novo” Ensino Médio brasileiro. Educação: UNISINOS, São Leopoldo, v. 23, n. 2, pág. 209-225, abril de 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000200209&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 25 de jan. 2024.
SIQUEIRA, S. A. de. A educação geográfica e a cidade: a geografia escolar, o método e o ensino da cidade. Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 342-358, maio 2017.
SUESS, R. C. Nós Propomos! Taguatinga-DF: pesquisa e experiência com alunos do 2º ano do Ensino Médio. In: CLAUDINO, S.; SOUTO, X. M.; Araújo, R. L. de; DOMENECH, M. A. R.; BAZZOLI, J.; GENGNAGEL, C. L.; MENDES, L.; SILVA, A. T. B. (Org.). Geografia, Educação e Cidadania. 1.ed. Lisboa: ZOE/Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidad, 2019, v. 01, p. 198-213.
TAVARES, E. S. B; TAUMATURGO, C. N. O; DIAS, A. C. M. Nós propomos novos usos do território potiguar: experiência no Ensino Médio Técnico Integrado. In: CLAUDINO, S.; SOUTO, X. M.; Araújo, R. L. de. DOMENECH, M. A. R.; BAZZOLI, J.; GENGNAGEL, C. L.; MENDES, L.; SILVA, A. T. B. (Org.). Geografia, Educação e Cidadania. 1.ed. Lisboa: ZOE/Centro de Estudos Geográficos, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidad, 2019, v. 01, p. 58-71.
VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Publicado
2025-02-18