INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: O PROJETO NÓS PROPOMOS COMO INDUTOR DA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA TERRITORIAL
Abstract
O objetivo deste estudo - de abordagem qualitativa, respaldado em pesquisa bibliográfica e documental - é analisar o ensino escolar de Geografia em suas possibilidades de contribuir para a formação de uma efetiva cidadania territorial. A investigação se alicerça nas orientações do Projeto Nós Propomos! Geografia, Educação e Cidadania, considerado na atualidade uma referência no ensino de Geografia em diversos países (Portugal, Espanha, Moçambique, Peru, Laos, México, Colômbia e Brasil). Cidadania territorial é promover o cotidiano vivenciado pelo educando - com seus lugares, paisagens e territórios - como uma centralidade dos processos de ensino-aprendizagem. Diz respeito, sobretudo, à participação e à ação que se norteiam para a mudança. A educação geográfica enveredada pelo Projeto Nós Propomos apresenta pertinentes contributos para a formação cidadã, dentre outras conclusões, por tornar o aluno um sujeito pesquisador de sua realidade, favorecendo as bases de uma cidadania ativa orientada para a mudança.
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