INOVAÇÃO EM EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: O PROJETO NÓS PROPOMOS COMO INDUTOR DA FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA TERRITORIAL

Abstract

O objetivo deste estudo - de abordagem qualitativa, respaldado em pesquisa bibliográfica e documental - é analisar o ensino escolar de Geografia em suas possibilidades de contribuir para a formação de uma efetiva cidadania territorial. A investigação se alicerça nas orientações do Projeto Nós Propomos! Geografia, Educação e Cidadania, considerado na atualidade uma referência no ensino de Geografia em diversos países (Portugal, Espanha, Moçambique, Peru, Laos, México, Colômbia e Brasil). Cidadania territorial é promover o cotidiano vivenciado pelo educando - com seus lugares, paisagens e territórios - como uma centralidade dos processos de ensino-aprendizagem. Diz respeito, sobretudo, à participação e à ação que se norteiam para a mudança. A educação geográfica enveredada pelo Projeto Nós Propomos apresenta pertinentes contributos para a formação cidadã, dentre outras conclusões, por tornar o aluno um sujeito pesquisador de sua realidade, favorecendo as bases de uma cidadania ativa orientada para a mudança.

Author Biographies

Edvar Ferreira Basílio, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor de Geografia da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC-CE).

Maria Edivani Silva Barbosa, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Associada I do curso de Geografia/Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Raimundo Lenilde de Araújo, Universidade de Lisboa (ULisboa)

Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia/Mestrado/UFPI.

Alexandra Maria de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora Titular do Curso de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

References

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Published
2025-02-18