DESESCOLARIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DOMICILIAR: AS CONTRIBUIÇÕES DE IVAN ILLICH E CHARLOTTE MASON IMPLICAÇÕES JURÍDICAS E PEDAGÓGICAS

Resumen

O presente artigo tem como pretensão investigar e refletir acerca dos avanços e percalços da desescolarização e da educação domiciliar, levando em consideração o contexto da educação brasileira, assim como as implicações pedagógicas e jurídicas do tema. A preocupação aqui é levantar questões e reflexões, quanto aos aspectos histórico, pedagógico e jurídico da educação domiciliar no mundo e também no contexto de Brasil, assim como verificar a relevância do papel da desescolarização e como este pode ser viável no contexto educacional brasileiro, tomando como base a obra “Sociedade sem Escola” de Ivan Illich e a obra “Educação no Lar” de Charlotte Mason, por identificar nesses autores pontos pertinentes para abordar tais discursões, tornando assim a pesquisa de caráter bibliográfica e documental, tendo uma abordagem qualitativa, pois a mesma apresenta uma orientação mais humanística. O trabalho é o resultado do curso de especialização realizado na UFNT desenvolvido pela acadêmica Jeusa Brasil, cuja versão aqui apresentada foi remodelada, corrigida, acrescida de quadros, gráficos e outras reflexões por Eliseu Riscaroli.

Biografía del autor/a

Eliseu Riscaroli , Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutor em Educação (UFSCar). Licenciado em pedagogia e Mestre em Educação (UFMT), Pós doutor em Democracia e Direitos Humanos pela (FDUC) Universidade de Coimbra – Portugal. Professor Titular da UFNT na cadeira de Filosofia, Epistemologia e Currículo. Membro da REGGSILA. 

Jeusa P. Senna Brasil, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia, Especialista em Psicopedagogia (UNINTER). Especialista em Gestão e Organização Escolar (UFNT).

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Publicado
2025-02-18