DESESCOLARIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DOMICILIAR: AS CONTRIBUIÇÕES DE IVAN ILLICH E CHARLOTTE MASON IMPLICAÇÕES JURÍDICAS E PEDAGÓGICAS
Abstract
O presente artigo tem como pretensão investigar e refletir acerca dos avanços e percalços da desescolarização e da educação domiciliar, levando em consideração o contexto da educação brasileira, assim como as implicações pedagógicas e jurídicas do tema. A preocupação aqui é levantar questões e reflexões, quanto aos aspectos histórico, pedagógico e jurídico da educação domiciliar no mundo e também no contexto de Brasil, assim como verificar a relevância do papel da desescolarização e como este pode ser viável no contexto educacional brasileiro, tomando como base a obra “Sociedade sem Escola” de Ivan Illich e a obra “Educação no Lar” de Charlotte Mason, por identificar nesses autores pontos pertinentes para abordar tais discursões, tornando assim a pesquisa de caráter bibliográfica e documental, tendo uma abordagem qualitativa, pois a mesma apresenta uma orientação mais humanística. O trabalho é o resultado do curso de especialização realizado na UFNT desenvolvido pela acadêmica Jeusa Brasil, cuja versão aqui apresentada foi remodelada, corrigida, acrescida de quadros, gráficos e outras reflexões por Eliseu Riscaroli.
References
ANDRÉ, Marli E. Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 1995.
DEWEY, John. Democracia e educação. Introdução à filosofia da educação. 4.ed. Trad: de Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo. Ed. Nacional. 1979.
DEWEY, John. Criança e currículo. Tradução e organização José Eustáquio Romão e Verone Lane Rodrigues. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
DRUCKER, P. F. A sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1993. (Coleção novos umbrais)
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FREIRE, Paulo. Educação na Cidade. Editora Cortez, 2000.
HOLT, J. Libertad y algo más: ¿hacia la desescolarización de la sociedad? Buenos Aires: El Ateneo, 1976.
HOLT, J., & Farenga, P. Ensine do seu jeito. Editora Kirion, 2017.
ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Petrópolis: Vozes, 1973.
ILLICH, Ivan. Educação sem escolas? Lisboa: Editora. 1974
LOCKE, John. Some Thoughts Concerning Education. A. and J. Churchill, 1693. 262 p. (Trechos traduzidos por ARRUDA, J. G. S.).
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo. EPU, 1986.
MASON, Charlotte. Educação no Lar, volume 1. Editora HomeSkole. 2018.
MORIN, Edgar. A Cabeça bem-feita. Bertrand Brasil. 8 ed. Rio de Janeiro: 2003.
OLIVEIRA, Romualdo Portela de e BARBOSA, Luciane Muniz. DOSSIÊ: Homeschooling e o Direito à Educação; organizado por FE-UNICAMP – v. 28, n. 2. Pro-Posições, 2017.
ZYGMUNT, Baumann & DONSKIS, Leonidas. Cegueira Moral – a perda da sensibilidade na modernidade liquida. Trad: Carlos A. Medeiros. Zahar. Rio de janeiro. 2014.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).