COLÉGIO DOM ALANO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO EM PALMAS – TOCANTINS
Resumen
O estudo tem por objetivo discutir sobre a contribuição do Projeto Político Pedagógico (PPP) no desenvolvimento e fortalecimento da área de ciências humanas no ensino médio no Colégio Estadual Dom Alano Mary Du Noday, localizado em Palmas, Capital do Estado do Tocantins, região amazônica brasileira. A pesquisa é qualitativa, bibliográfica e de análise documental. O Projeto Político Pedagógico da unidade de ensino segue os padrões orientativos da Secretaria de Educação, no entanto, em relação à contribuição do PPP da unidade de ensino, referente à área de ciências humanas e sociais aplicadas, condiz com o que estabelece as diretrizes curriculares preconizadas nos marcos legais e documentos normativos nacionais que tratam sobre o ensino de história. No PPP observa-se a ênfase em ações alusivas às datas comemorativas em detrimento de temas que fomentariam a formação da consciência histórica. Desse modo, concluímos que o PPP caminha na mesma perspectiva do que propõe a BNCC, ou seja, não valora a área de ciências humanas.
Citas
CEDAC, Comunidade Educativa. Projeto político-pedagógico: orientações para o gestor escolar / textos Comunidade Educativa CEDAC. – São Paulo: Fundação Santillana, 2016.
GADOTTI, Moacir. Autonomia da escola: princípios e preposições. São Paulo: Cortez, 1997.
LUCK, Heloisa. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. São Paulo: Cortez, 2002.
MAGALHÃES, Justino Pereira de. Tecendo Nexos: histórias das instituições educativas. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2004.
PADILHA, Paulo R. Planejamento Dialógico: Como construir o projeto político pedagógico da escola. 5 ed. São Paulo: Cortez. Instituto Paulo Freire, 2005.
PALMAS, SEDUC. Projeto Político Pedagógico: Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday-CEDAMDN, Palmas, Tocantins, 2023.
TOCANTINS. SEDUC. Documento Curricular do Tocantinsv- etapa ensino médio. Palmas, CEE, 2022.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Planejamento: Projeto de ensino e aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico - elementos pedagógicos para elaboração e realização. 10 ed. São Paulo: Libertad, 2002.
VASCONCELOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do Projeto Político-Pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 7ed. São Paulo: Libertad Editora, 2006.
VEIGA, Ilma Passos. Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; FONSECA, Marília. As dimensões do projeto político pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2001.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14ed. Campinas, SP: Papirus, 2002.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).