COLÉGIO DOM ALANO E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO EM PALMAS – TOCANTINS
Abstract
O estudo tem por objetivo discutir sobre a contribuição do Projeto Político Pedagógico (PPP) no desenvolvimento e fortalecimento da área de ciências humanas no ensino médio no Colégio Estadual Dom Alano Mary Du Noday, localizado em Palmas, Capital do Estado do Tocantins, região amazônica brasileira. A pesquisa é qualitativa, bibliográfica e de análise documental. O Projeto Político Pedagógico da unidade de ensino segue os padrões orientativos da Secretaria de Educação, no entanto, em relação à contribuição do PPP da unidade de ensino, referente à área de ciências humanas e sociais aplicadas, condiz com o que estabelece as diretrizes curriculares preconizadas nos marcos legais e documentos normativos nacionais que tratam sobre o ensino de história. No PPP observa-se a ênfase em ações alusivas às datas comemorativas em detrimento de temas que fomentariam a formação da consciência histórica. Desse modo, concluímos que o PPP caminha na mesma perspectiva do que propõe a BNCC, ou seja, não valora a área de ciências humanas.
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