PRÁTICA DOCENTE À LUZ DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA

Resumen

O artigo tem por objetivo de compreender a prática docente no ensino de história do ensino fundamental à luz das contribuições teórico-metodológicos da BNCC. Adotou-se a abordagem metodológica qualitativa com base em análise de fonte bibliográfica e documental, dentre outros, e as leis que subsidiem a BNCC como: Constituição (1988) Lei de Diretrizes e Bases  BNCC (2018) PNE e DCT, entre outros. Diante das análises perpetradas durante a pesquisa, compreende-se que a contribuição científica do estudo ocorre mediante algumas inquietações do que é proposto como objeto de conhecimento do componente curricular de história, nas competências e habilidades e consequentemente nas contribuições da prática docente. Concluiu-se com a pesquisa que é preciso que o documento da BNCC seja mais realista e coerente nas contribuições metodológico para os professores e que a maior mudança apontada no processo de aprendizagem dos estudantes seja de fato a de aprender a pensar historicamente.

Biografía del autor/a

Seila Sousa dos Santos Ferreira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Pós Graduada em Coordenação Pedagógica, (UFT), Graduada em Pedagogia pela (UFT) e Professora da rede Municipal de Educação de Miracema do Tocantins.

Maria de Lourdes Leôncio Macedo, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda em Educação (UFT-EDUCANORTE), Mestre em Educação (UFT),Graduada em História (UEM), Professora da rede estadual de ensino do Tocantins.

Jocyléia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutora em Educação pela UEPA. Doutora em História pela UFPE. Coorde­na o Mestrado Acadêmico em Educação Palmas/ Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado
2024-01-22