PRÁTICA DOCENTE À LUZ DAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA BNCC E O ENSINO DE HISTÓRIA
Abstract
O artigo tem por objetivo de compreender a prática docente no ensino de história do ensino fundamental à luz das contribuições teórico-metodológicos da BNCC. Adotou-se a abordagem metodológica qualitativa com base em análise de fonte bibliográfica e documental, dentre outros, e as leis que subsidiem a BNCC como: Constituição (1988) Lei de Diretrizes e Bases BNCC (2018) PNE e DCT, entre outros. Diante das análises perpetradas durante a pesquisa, compreende-se que a contribuição científica do estudo ocorre mediante algumas inquietações do que é proposto como objeto de conhecimento do componente curricular de história, nas competências e habilidades e consequentemente nas contribuições da prática docente. Concluiu-se com a pesquisa que é preciso que o documento da BNCC seja mais realista e coerente nas contribuições metodológico para os professores e que a maior mudança apontada no processo de aprendizagem dos estudantes seja de fato a de aprender a pensar historicamente.
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