INSTITUIÇÕES DO ESTADO DE SÃO PAULO QUE FORMAVAM PROFESSORES: ENFOQUE PARA AS BIBLIOTECAS (1943-1975)

Resumen

Apresentam-se resultados que tem como escopo, discutir saberes disseminados em duas bibliotecas que funcionaram no interior de São Paulo em instituições que formavam professores. Para isso, realizaram-se pesquisa bibliográfica e documental com abordagem histórica sobre o tema. Compreenderam-se que mesmo as instituições estando em cidades distintas, nesses lugares, foi buscado um ensino especializado e amplo para que os professorandos tivessem condições adequadas de atuarem como professores no futuro, refletindo sobre e na sociedade e disseminando os conhecimentos provenientes das instituições que frequentavam.

Biografía del autor/a

Aline de Novaes Conceição, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Graduada em Pedagogia, mestra e doutora em educação (Unesp-Marília/SP). Atualmente é professora efetiva na graduação da Unesp, Câmpus de Marília/SP e na Pós-Graduação da UFMS.

Fernanda Plaza Grespan, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduada em Pedagogia, mestra e doutoranda em educação (Unesp – Marília/SP). Atualmente é professora no Sistema Municipal de Marília/SP e professora da disciplina de Didática I da Unesp, Câmpus de  Marília/SP (processo seletivo de pós-graduando em doutoramento). 

Lais Marta Alves Silva , Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduada em Pedagogia, mestra e doutora em Educação (Unesp – Marília/SP). Professora/autônoma de aulas particulares para alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

Citas

BARRETO, Arnaldo de Oliveira. Vários Estilos: seleta de trabalhos literários de autores modernos e contemporâneos. São Paulo: Companhia Melhoramento de SP, [19--].
BARROSO, João. Cultura, Cultura Escolar. Cultura de Escola. In: Graduação em Pedagogia. volume 1. [S.l.]: Unesp/UNIVESP, 2013.
BERGEAUD,Robin. Le Français: par la méthode directe – Deuxiême Livre: Librairie Hachette. [S.l.:sn], 1951.
BRASIL. Resolução 07/10. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. Fixa DiretrizesCurriculares nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos. Brasília: CNE, 2010.
BURNS, Edward Mcnall. História da civilização Ocidental. 3 ed. Porto Alegre: Editora Globo, 1974.
CALMON, Pedro. História do Brasil com 970 ilustrações: a república e o desenvolvimento nacional. 6. 2 ed. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1963.
CARVALHO, Marta Maria Chagas. Uma biblioteca pedagógica francesa para a Escola Normal de São Paulo (1882):livros de formação profissional e circulação de modelos culturais. In: BENCOSTTA, L. M. (org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007. p.17-41.
CASTILHO, Myrian Lucia Ruiz. Os Colégios das apóstolas do Sagrado Coração de Jesus no Estado de São Paulo (1927-1945). Marília, 2000. 214p. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC – Unesp, Marília, 2000.
CHARTIER. Roger. Cultura Escrita, literatura e história: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Porto Alegre: Artmed Ed. 2001.
COARACY, Vivaldo. Memórias da cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1965.
Autor
Autor
Autor
Autor
CURIE, Eva. Madame Curie: Editora Nacional, [S.l.]: 1974.

DE CERTEAU, Michel. A operação historiográfica. In: LE GOFF, Jacques. História: novos problemas. Rio de Janeiro: F. Alves, 1995. p. 17-48.
DURKEIM, Emile. As regras do método sociológico. Coleção Tópicos, São Paulo: Martins Fontes, 1937.
ESCRICH, Henrique Perez. O Mártir do Gólgota. Coleção Saraiva: Editora Porto, 1957.
FRANCESCONI, Mário. Giovanni Battista Scalabrini. Itália: Attá Nuova, 1985.
GERSON, Brasil. Garibaldi e Anita: farrapos, balaios e cabanos – uma guerra por um porto ou rosas contra Montevideu – as revoluções – liberais europeias: Editora Souza: 1953.

GINZBURG, Carlo. O Queijo e os Vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição. Tradução Maria Betânia Amoroso ; tradução dos poemas José Paulo Paes ; revisão técnica Hilário Franco Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

GOUVEIA, Maurílio de. Rui – o apóstolo do direito: Rio de Janeiro: Editora Tupy, 1952.
Autor
HARNETT, Cynthia. A pala vermelha contra o galo que canta. São Paulo: Brasiliense, [19--]. (Coleção Jovens do mundo todo).
HISTÓRIA universal: tomo I. São Paulo: Livraria Martins Editôra, [19--].
HISTÓRIA universal: tomo II. São Paulo: Livraria Martins Editôra, [19--].
HISTÓRIA universal: tomo III. São Paulo: Livraria Martins Editôra, [19--].
HISTÓRIA universal: tomo IV. São Paulo: Livraria Martins Editôra, [19--].
JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo; RODRIGUES, Edile Maria Fracaro. A relação entre a formação do Professor e a identidade do ensino Religioso, Formação docente, Belo Horizonte, v. 05, n. 08, p. 121-135, jan./jun. 2013. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em 13 jan. 2022.
KAFKA, Franz. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 05, n. 08, p. 121-135, jan./jun. 2013. 121
Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br A muralha da China. São Paulo: clube do livro, 1968.
LIMA, Aristides Fraga. Os pequenos jangadeiros. São Paulo: Ática, 1964.
LIMA, Oliveira. História da civilização: Editora Europa America, 1950.
LOBATO, Monteiro. A chave do tamanho. São Paulo: Editôra Brasiliense, [19--]. (Coleção Obras completas de Monteiro Lobato em 44 volumes, 14).
LOBATO, Monteiro. D. Quixote das crianças. São Paulo: Editôra Brasiliense, [19--]. (Coleção Obras completas de Monteiro Lobato em 44 volumes, 9).
LOBATO, Monteiro. Gramática e aritmética da Emília. Peter Pan. São Paulo: Editôra Brasiliense, [19--]. (Coleção Obras completas de Monteiro Lobato em 44 volumes, 6).
LOBATO, Monteiro. Geografia da dona Benta. São Paulo: Editôra Brasiliense, [19--]. (Coleção Obras completas de Monteiro Lobato em 44 volumes, 7).
LOBATO, Monteiro. D. História de Tia Anastácia. São Paulo: Editôra Brasiliense, [19--].(Obras completas de Monteiro Lobato em 44 volumes, 11).
LOBATO, Monteiro. História do mundo para as crianças. São Paulo: Editôra Brasiliense, [19--]. (Coleção Obras completas de Monteiro Lobato em 44 volumes, 4).
LOBATO, Monteiro. Memórias da Emília: Peter Pan. São Paulo: Editôra Brasiliense, [19--]. (Coleção Obras completas de Monteiro Lobato em 44 volumes, 5).
LOBATO, Monteiro. O minotauro. São Paulo: Editôra Brasiliense, [19--]. (Coleção Obras completas de Monteiro Lobato em 44 volumes, 13).
LOBATO, Monteiro. O picapau amarelo: a reforma da natureza. São Paulo: Editôra Brasiliense, [19--]. (Coleção Obras completas de Monteiro Lobato em 44 volumes, 12).
LOBATO, Monteiro. O poço do Visconde. São Paulo: Editôra Brasiliense, [19--]. (Coleção Obras completas de Monteiro Lobato em 44 volumes, 10).
LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho. São Paulo: Editôra Brasiliense, [19--]. (Coleção Obras completas de Monteiro Lobato em 44 volumes, 1).
LOBATO, Monteiro. Serões da Dona Benta. São Paulo: Editôra Brasiliense, [19--]. (Coleção Obras completas de Monteiro Lobato em 44 volumes, 8).
LOBATO, Monteiro. Viagem ao céu. São Paulo: Editôra Brasiliense, [19--]. (Coleção Obras completas de Monteiro Lobato em 44 volumes, 2).
MARINS, Francisco. Nas Terras do Rei Café. São Paulo: Edições melhoramentos, [19--]. (Série Taquara Póca, 1).
MARINS, Francisco. O bugre-do-chapéu-de-anta. São Paulo: Edições melhoramentos, [19--]. (Série Taquara Póca, 3).
MARINS, Francisco. O Coleira-preta. São Paulo: Edições melhoramentos, [19--]. (Série Taquara Póca, 3).
MENEZES, Raimundo de; MARTINS, Fernando de Barros. Obras primas da novela brasileira. São Paulo: Livraria Martins Editôra, [19--].
MOOG, Vianna. Uma jangada para Ulisses: novela. Rio de Janeiro: Editôra Globo, [19--].
NAVAILLES, L'Etoile de. Sir Jerry na Bretanha. Coleção Menina e Moça: Editora José Olympio, [S.l.]: 1954.
NAVAILLES, L'Etoile de. Sir Jerry detetive. Coleção Menina e Moça: Editora José Olympio, 1954.
NERY, Ana Clara Bortoleto. Em busca do elo perdido: a ação reformadora de Oscar Thompson e a formação de professores (1911-1923). 2009. Tese (Livre-docência). Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009.
NÓBREGA, Vandick Londres da. O latim do colégio para o primeiro ano: Cia editora Nacional, 1954.
NÓVOA, António. Apresentação. In: CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1999. p. 11-15.
O MUNDO pitoresco: tomo II. Rio de Janeiro: W.M. Jackson Inc., [S.l.]: [19--].
ORICO, Osvaldo. O tigre da abolição: Ediouro, 1953.
RODRIGUES, Milton C. da Silva. Educação Comparada: Tendências e organizações escolares, São Paulo: Nacional, 1938.
SHAKESPEARE, William. Henrique VI: 2ª e 3ª partes. São Paulo: Edições Melhoramentos, [19--].
SPERRY, Armstrong. A selva. Rio de Janeiro: Record de serviços, 1964.
STELLFELD, Carlos. Os dois Vellozo: Editora Souza, 1952.
QUEROZ, Rachel de. A casa dos Cravos Brancos. 1954.
SILVA, Vivian Batista da. Uma história das leituras para professores: análise da produção e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos (1930-1971). Revista Brasileira de História da Educação. São Paulo: Autores Associados/SBHE, n. 6, jul./dez., 2003, p. 29-57.
SVENSSON, Jón. A cidade à beira-mar. [S.l.: s.n.], 1928.
THOMAS, Hanry. As Maravilhas do conhecimento Humano: Editora Globo, 1947.
TOLEDO, Maria Rita de Almeida. Coleção Atualidades Pedagógicas. Do projeto político ao projeto editorial (1931-1981). São Paulo: Edusp, 2020.
Publicado
2024-11-12