PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS BRASILEIRAS SOBRE O GÊNERO DISCURSIVO MEME

Resumen

o objetivo deste trabalho é o de apresentar e discutir o levantamento bibliográfico de produções acadêmico-científicas do Brasil, entre 2010 a 2020, a respeito do trabalho com o gênero discursivo meme, principalmente, na área da Linguística Aplicada, em contexto da sala de aula, sob a perspectiva dialógica da linguagem. Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, por meio da coleta de informações em duas bases de dados. Assim, foi possível delinear um panorama geral de pesquisas que tematizam o trabalho com o gênero. Os resultados apontam que, apesar de existirem produções voltadas para a prática de leitura do gênero discursivo meme, em contexto educacional, ainda se faz necessário o desenvolvimento de investigações voltadas à perspectiva dialógica da linguagem, haja vista que a maior parte dos trabalhos está vinculada às áreas da Linguística, Linguística Aplicada e Linguagem e Letramento.

Biografía del autor/a

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP). Professora do curso de Letras (UFT). Bolsista produtividade CNPq.

Citas

BDTD. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. O que é? Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2019. [online]. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/Content/whatIs. Acesso em: 20 fev. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2018.
CELANI, M. A. A. Afinal o que é Linguística Aplicada? In: PASCHOAL, M. S. Z de; CELANI, M. A. A. (org.). Linguística Aplicada. São Paulo: EDUC, 1992. p. 15-24.
DAWKINS, R. O gene egoísta. Tradução de Rejane Rubino. São Paulo: Companhia das Letras, 1976.
GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2003.
MOITA LOPES, L. P. da. Pesquisa interpretativista em Lingüística Aplicada: a linguagem como condição e solução. DELTA: Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 10, n. 2, 1994.
ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
ROJO, R. Pedagogia dos Multiletramentos. In: ROJO, R.; MOURA, E. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 11-31
SILVA, A. A. da. Memes virtuais: gêneros do discurso, dialogismo, polifonia e heterogeneidade enunciativa. Revista Travessias, v. 10, n. 3, p. 341-361, 2016.
Publicado
2024-01-22