COMO O ESTUDANTE APRENDE? CONTRIBUIÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA A APRENDIZAGEM

Resumen

O cenário atual de crise pandêmica impôs novas demandas a todos os setores, especialmente ao setor educacional, com a diversidade de tempo e espaço do trabalho docente, quando foi suspenso o ensino presencial e implantado o ensino remoto, mediado pelas tecnologias, para a continuidade do processo pedagógico. Nessa perspectiva, esse artigo é derivado da dissertação de mestrado “Tecnologia e trabalho docente: desafio de engajar estudantes no ensino remoto” que buscou articular a relação entre o ensino remoto, a tecnologia, as metodologias ativas e a aprendizagem. A opção metodológica foi definida como de natureza qualitativa, de caráter exploratório, cujo procedimento técnico foi a pesquisa bibliográfica. Temos como resultado reflexões e análise para um novo padrão de ensino e aprendizagem, no contexto pandêmico com mudança de metodologias, pelo professor objetivando engajar os estudantes, ou seja, reinventando sua prática pedagógica.

 

Biografía del autor/a

Sannya Fernanda Nunes Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro reconhecido pela UFRJ. Professora dos programas de pós-graduação: PGCult/UFMA e PPGE e RENOEN/ UEMA. Professora Adjunta do Departamento de Educação CECEN/UEMA.

Valdilene de Jesus Oliveira Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutoranda em Ciências da Educação Universidade do Minho, Mestre em Cultura e Sociedade pela (UFMA) Universidade Federal do Maranhão.

Citas

ARAÚJO, Eduardo de; MEZA, Maria Lucia Figueiredo Gomes de. Metodologias ativas de aprendizagem no Ensino Fundamental. In: Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, 14., 2019.
AUSUBEL, David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Plátano, Lisboa, v. 1, 2003. Disponível em: http://files.mestrado-em-ensino-de-ciencias.webnode.com/200000007-610f46208a/ausebel.pdf. Acesso em: 23 out. 2020.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Sala de Aula Invertida: recomendações e tecnologias digitais para sua implementação na Educação Universidade Federal do Maranhão. Renote - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/96583. Acesso em: 07 set. 2020.
BRASIL. Governo do Brasil. OMS classifica coronavírus como pandemia - Infecção atinge pacientes em todos os continentes do mundo. Brasil é protagonista na resposta à doença. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/03/oms-classifica-coronavirus-como-pandemia. Acesso em: 13 jul. 2021.
CARMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).
GARDNER, Howard. Estruturas da Mente - A teoria das inteligências múltiplas. 1ª ed., Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47-56, set./dez. 2003. Disponível em: http:// paginapessoal.utfpr.edu.br/kalinke/novas-tecnologias/grupos-de pesquisa/textos201/novas-tecnologias/grupos-de-pesquisa/pde/pde/pdf/vani_kenski.pdf. Acesso em: 25 jun. 2021.
LIMA, Claudia Lucia de; QUEIROZ, Erika Cristina Silva Batista; SANT'ANNA, Geraldo Jose. A relação entre concentração e aprendizagem: o uso de TIDC para a aprendizagem do aprender. In: Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, v. 1, 2018. São Carlos, CIET, EnPED, 2018. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/474/627. Acesso em: 5 set. 2021.
MANCILHA, Jairo. Programação neurolinguística aplicada ao ensino e à aprendizagem. Rio de Janeiro: Instituto de Neurolinguística Aplicada, 2008.
MELO, Édipo. A Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser. Digital Innovation One, 2021. Disponível em: https://digitalinnovation.one/artigos/a-piramide-de-aprendizagem-de-william-glasser. Acesso em: 18 jul. 2021.
MORAN, José Manuel. Mudando a educação com tecnologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. (Coleção Papirus Educação).
MORIN, Edgar. Ciência com consciência; tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. - Ed. revista e modificada pelo autor - 8 ed. - Rio de Janeiro: Bertrand, 2005.
MUNARI, Alberto. Jean Piaget. Tradução e organização: Daniele Saheb. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE - OPAS. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE - OMS. Folha informativa sobre COVID-19. OPAS/OMS, 2021. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19. Acesso em: 5 dez. 2021.
PÁDUA, Gelson Luiz Daldegan de. A epistemologia genética de Jean Piaget. Revista FACEVV, [on-line]., n. 2, p. 22-35, 2009. Disponível em: https://www.academia.edu/download/56150698/A-EPISTEMOLOGIA-GENETICA_imprimir.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.
PARANÁ. Organização do Trabalho Pedagógico: Pensadores da Educação - Gardner. Curitiba: Secretaria da Educação, 2020. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=335. Acesso em: 30 jun. 2021.
PRASS, Alberto Ricardo. Teorias da Aprendizagem. [S.l.]. ScriniaLibris, 2012.
RÊGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. (Educação e conhecimento).
SANTOS, Taciana da Silva. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Organização: Bruna Pereira Vasconcelos. Olinda, PE: IFPE, 2019.
SILVA, Fábio Luiz da; MUZARDO, Fabiane Tais. Pirâmides e cones de aprendizagem: da abstração à hierarquização de estratégias de aprendizagem. Dialogia, n. 29, p. 169-179, 2018. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7883. Acesso em: 02 abr. 2021.
VALENTE, José Armando. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 26-44.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernãni E da F. Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Publicado
2024-01-22