COMO O ESTUDANTE APRENDE? CONTRIBUIÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PARA A APRENDIZAGEM
Abstract
O cenário atual de crise pandêmica impôs novas demandas a todos os setores, especialmente ao setor educacional, com a diversidade de tempo e espaço do trabalho docente, quando foi suspenso o ensino presencial e implantado o ensino remoto, mediado pelas tecnologias, para a continuidade do processo pedagógico. Nessa perspectiva, esse artigo é derivado da dissertação de mestrado “Tecnologia e trabalho docente: desafio de engajar estudantes no ensino remoto” que buscou articular a relação entre o ensino remoto, a tecnologia, as metodologias ativas e a aprendizagem. A opção metodológica foi definida como de natureza qualitativa, de caráter exploratório, cujo procedimento técnico foi a pesquisa bibliográfica. Temos como resultado reflexões e análise para um novo padrão de ensino e aprendizagem, no contexto pandêmico com mudança de metodologias, pelo professor objetivando engajar os estudantes, ou seja, reinventando sua prática pedagógica.
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