FORMAÇÃO DOCENTE E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Resumen

A escola recebe alunos superdotados e com altas habilidades, mas enfrenta muitas dificuldades para lidar com esse alunado, seja pela falta de formação específica do professor, seja pela própria condição didático-pedagógica da escola. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o estado da formação docente com foco nas altas habilidades/superdotação (AH/SD) em artigos selecionados na plataforma SciELO, a partir da seguinte pergunta: Como os professores são formados para atender os alunos com AH/SD, conforme suas particularidades? Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é uma revisão sistemática, com recorte temporal entre 2014 e 2022. O objeto de análise, portanto, é a formação docente voltada para as AH/SD, utilizando como amostra os artigos selecionados. Os resultados indicam desinteresse dos professores em se formar para trabalhar com alunos superdotados, assim como desinformação sobre a temática e, consequentemente, falta atendimento adequado a esses alunos.

Biografía del autor/a

Manoel Soares de Aragão, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Graduado em Pedagogia (pela Unitins), Psicopedagogo (pelo IBPEX), Mestre em Educação (pela UFCAT) e Doutorando em Educação Especial (pela UFSCAR). Atualmente é professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Citas

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Publicado
2024-11-12