FORMAÇÃO DOCENTE E ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Abstract
A escola recebe alunos superdotados e com altas habilidades, mas enfrenta muitas dificuldades para lidar com esse alunado, seja pela falta de formação específica do professor, seja pela própria condição didático-pedagógica da escola. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o estado da formação docente com foco nas altas habilidades/superdotação (AH/SD) em artigos selecionados na plataforma SciELO, a partir da seguinte pergunta: Como os professores são formados para atender os alunos com AH/SD, conforme suas particularidades? Do ponto de vista metodológico, a pesquisa é uma revisão sistemática, com recorte temporal entre 2014 e 2022. O objeto de análise, portanto, é a formação docente voltada para as AH/SD, utilizando como amostra os artigos selecionados. Os resultados indicam desinteresse dos professores em se formar para trabalhar com alunos superdotados, assim como desinformação sobre a temática e, consequentemente, falta atendimento adequado a esses alunos.
References
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº. 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Publicada no diário oficial em 23 de dez. de 1996.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. – Brasília, DF: Inep, 2015.
DARUB, Ana Keully Gadelha dos Santos, SOARES, Gardênia Lídia Chaves, SANTOS, Pricila Kohis dos. Formação docente inicial e as discussões sobre a inclusão. Análise do currículo do curso de Pedagogia de uma universidade pública da região norte do Brasil. Intercâmbios, vol. 7. Montevideo, 2020.
MARTINS, Bárbara Amaral, CHACON, Miguel Claudio Moriel, ALMEIDA Leandro da Silva. Altas habilidades/superdotação na formação de professores brasileiros e portugueses: um estudo comparativo entre os casos da UNESP e da UMINHO. Educação em Revista, Belo Horizonte,2020
_____________________ Estudo comparativo luso-brasileiro sobre a formação inicial de professores em altas habilidades/superdotação com enfoque nos conteúdos curriculares. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, 2018.
MENDONÇA, Lurian Dionizio, RODRIGUES Olga Maria Piazentin Rolim, CAPELLINI, Vera Lucia Messias Fialho. Alunos com altas habilidades/superdotação: como se veem e como são vistos por seus pais e professores. Educar em Revista, Curitiba, 2020.
OLIVEIRA, Ana Paula de, CAPELLINI Vera Lucia Messias Fialho, RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim. Altas Habilidades/Superdotação: Intervenção em Habilidades Sociais com Estudantes, Pais/Responsáveis e Professoras.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).