CRIANÇA, INFÂNCIA E ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: APONTAMENTOS HISTÓRICOS

Resumen

Este artigo aborda sobre as concepções de criança, infância e escola de Educação Infantil, cujos apontamentos são decorrentes de um estudo de natureza qualitativa do tipo bibliográfico. A ideia foi trazer uma compreensão de criança e infância na sociedade ao longo do tempo, contextualizadas no início da escola de Educação Infantil para compreendê-las, em um cenário constituído historicamente, ou seja, na contemporaneidade. Os resultados refletem sobre a centralidade da família e da escola na formação da criança, para garantir que seus direitos sejam concretizados na intencionalidade educativa.

 

Biografía del autor/a

Antonia Dalva França-Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Ana Paula dos Santos de Morais, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestranda em Educaçãopela Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

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Publicado
2023-05-16