LITERATURA AFRO-BRASILEIRA: POSSIBILIDADES DE UMA CONSCIÊNCIA NEGRA

  • Kamila Cunha dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Amanda Maurício Pereira Leite Universidade Federal do Tocantins

Resumen

A presente pesquisa surgiu de uma preocupação com o profissional formado em Pedagogia e a identidade racial. Tendo como foco a literatura infantil para a construção desta identidade, esta pesquisa busca: refletir sobre a importância da literatura afro-brasileira; perceber como a literatura afro-brasileira pode influenciar o processo construção da identidade racial; pensar sobre a importância de se trabalhar a literatura afro-brasileira nas escolas brasileiras. Apresentando dados importantes para o saber docente, esta pesquisa traz elementos históricos e legislativos sobre a temática, resultando em uma relevante fonte de dados para compreensão da educação racial e para a formação docente.

Biografía del autor/a

Kamila Cunha dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Aluna do curso de especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar – UnB. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Amanda Maurício Pereira Leite, Universidade Federal do Tocantins

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado
2019-04-03