A HISTÓRIA QUE A EDUCAÇÃO OFICIAL NÃO CONTA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE JOVENS PRETOS
Resumen
Este relato de experiência se circunscreve às ações de formação de jovens pobres e pretos ao acesso às universidades públicas, ação realizada pela AFRONORTE - Associação dos Afrodescendentes do Vale do Paraíba e Litoral Norte, município de São José dos Campos/SP. Objetiva-se descrever as estratégias utilizadas para que jovens concorram às vagas em vestibulares públicos. Os dados utilizados resultam de entrevista com o coordenador da Associação e observações de campo junto aos ex-alunos e docentes voluntários dos cursos. As dificuldades na manutenção do espaço físico da Associação, a falta de recursos financeiros para aquisição de materiais didáticos e pagamento das despesas correntes são limitadores da expansão das ofertas, mas não impedem de produzir resultados significativos à comunidade, quer seja no acesso às universidades públicas, gratuitas, quer seja na formação ou conscientização sobre a realidade enfrentada pelo povo preto e pobre na região e no Brasil.
Citas
BAUMAN, Zygmund. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e Branquitude no Brasil. In: Iray Carone; Maria Aparecida Silva Bento (Organizadoras). Psicologia social do racismo – estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
CERQUEIRA, Daniel; MOURA, Rodrigo Leandro de. A Nota Técnica Vidas Perdidas e Racismo no Brasil. Brasília: IPEA, 2013. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/igualdaderacial/index.php?option=com_content&view=article&id=730. Acesso em: 12 set. 2022.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira. Tradução. Niterói: EDUFF, 2004. Disponível em: biblio.fflch.usp.br/Munanga_K_UmaAbordagemConceitualDasNocoesDeRacaRacismoIdentidadeEEtnia.pdf. Acesso em: 12 set. 2022.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Editora Cortez, 2000.
SCHUCMAN, Lia Vainer. Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo. São Paulo: Annablume, 2015.
SOUZA, Jessé. A elite do atraso. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).