A HISTÓRIA QUE A EDUCAÇÃO OFICIAL NÃO CONTA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DE JOVENS PRETOS
Abstract
Este relato de experiência se circunscreve às ações de formação de jovens pobres e pretos ao acesso às universidades públicas, ação realizada pela AFRONORTE - Associação dos Afrodescendentes do Vale do Paraíba e Litoral Norte, município de São José dos Campos/SP. Objetiva-se descrever as estratégias utilizadas para que jovens concorram às vagas em vestibulares públicos. Os dados utilizados resultam de entrevista com o coordenador da Associação e observações de campo junto aos ex-alunos e docentes voluntários dos cursos. As dificuldades na manutenção do espaço físico da Associação, a falta de recursos financeiros para aquisição de materiais didáticos e pagamento das despesas correntes são limitadores da expansão das ofertas, mas não impedem de produzir resultados significativos à comunidade, quer seja no acesso às universidades públicas, gratuitas, quer seja na formação ou conscientização sobre a realidade enfrentada pelo povo preto e pobre na região e no Brasil.
References
BAUMAN, Zygmund. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BENTO, Maria Aparecida Silva. Branqueamento e Branquitude no Brasil. In: Iray Carone; Maria Aparecida Silva Bento (Organizadoras). Psicologia social do racismo – estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
CERQUEIRA, Daniel; MOURA, Rodrigo Leandro de. A Nota Técnica Vidas Perdidas e Racismo no Brasil. Brasília: IPEA, 2013. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/igualdaderacial/index.php?option=com_content&view=article&id=730. Acesso em: 12 set. 2022.
MUNANGA, Kabengele. Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. Programa de educação sobre o negro na sociedade brasileira. Tradução. Niterói: EDUFF, 2004. Disponível em: biblio.fflch.usp.br/Munanga_K_UmaAbordagemConceitualDasNocoesDeRacaRacismoIdentidadeEEtnia.pdf. Acesso em: 12 set. 2022.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Editora Cortez, 2000.
SCHUCMAN, Lia Vainer. Entre o encardido, o branco e o branquíssimo: branquitude, hierarquia e poder na cidade de São Paulo. São Paulo: Annablume, 2015.
SOUZA, Jessé. A elite do atraso. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).