“VENDENDO UMA BUCETA QUENTE”: OU BELL HOOKS, POR UM FEMINISMO NEGRO TRANSGRESSOR

Resumen

O texto traz a importância do pensamento da feminista negra estadunidense Bell Hooks (2019) para o pensamento negro e para a educação como lugar de emancipação e empoderamento do povo preto. Entendo que descolonizar a Universidade é o primeiro passo para pensarmos novos processos de subjetivação e engajar na luta contra o racismo para fazer da Universidade um espaço crítico, inclusivo e transgressor. Para esse movimento é necessário, a partir do meu ponto de vista enquanto negro e gay, pensar a Universidade, a descolonização de saberes, a desobediência epistêmica e propor novas práticas da transgressão na educação. Tenho em mãos uma abordagem metodológica a partir do feminismo negro, uma conversa entre mulheres pretas que pavimentaram esse terreno, tais como Patricia Hill Colins (2019), Audre Lorde (2019), Sueli Carneiro (2005), Grada Kilomba (2019) e Lélia Gonzalez (2018).

Biografía del autor/a

Paulo Petronílio Petrot, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Literatura e em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professor Associado II de Filosofia da educação da Universidade de Brasília em Brasília - Campus Planaltina-DF.

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Publicado
2024-02-21