“VENDENDO UMA BUCETA QUENTE”: OU BELL HOOKS, POR UM FEMINISMO NEGRO TRANSGRESSOR
Abstract
O texto traz a importância do pensamento da feminista negra estadunidense Bell Hooks (2019) para o pensamento negro e para a educação como lugar de emancipação e empoderamento do povo preto. Entendo que descolonizar a Universidade é o primeiro passo para pensarmos novos processos de subjetivação e engajar na luta contra o racismo para fazer da Universidade um espaço crítico, inclusivo e transgressor. Para esse movimento é necessário, a partir do meu ponto de vista enquanto negro e gay, pensar a Universidade, a descolonização de saberes, a desobediência epistêmica e propor novas práticas da transgressão na educação. Tenho em mãos uma abordagem metodológica a partir do feminismo negro, uma conversa entre mulheres pretas que pavimentaram esse terreno, tais como Patricia Hill Colins (2019), Audre Lorde (2019), Sueli Carneiro (2005), Grada Kilomba (2019) e Lélia Gonzalez (2018).
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