ACESSO E PERMANÊNCIA DOS DISCENTES EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: HÁ TANTAS PEDRAS NO CAMINHO?

Resumen

O artigo possui a finalidade de discutir acerca do direito ao acesso e a permanência à escola, diante da crise sanitária causada pela Covid-19, como objetivo geral, propõe refletir sobre o acesso e permanência na escola dos educandos em tempos de pandemia, como objetivos específicos: identificar a frequência dos discentes nos segmentos da educação infantil a educação de jovens e adultos e diagnosticar os desafios e as possibilidades enquanto escola para promover o acesso e a permanência dos discentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que utilizou como procedimentos a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Como resultados aponta-se, a necessidade da escola manter a relação família-escola-comunidade, mesmo diante de cenário adverso, numa compreensão que os desafios oriundos das problemáticas educacionais, possuem enfrentamentos e possibilidades que estão intimamente ligados a ações coletivas da família, escola e da comunidade.

 

Biografía del autor/a

Larissa Cavalcanti de Albuquerque, UFPB

Assistente social na rede municipal de educação de João Pessoa-PB. Doutora em educação pela UFPB.

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Publicado
2023-03-15