ACESSO E PERMANÊNCIA DOS DISCENTES EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: HÁ TANTAS PEDRAS NO CAMINHO?
Abstract
O artigo possui a finalidade de discutir acerca do direito ao acesso e a permanência à escola, diante da crise sanitária causada pela Covid-19, como objetivo geral, propõe refletir sobre o acesso e permanência na escola dos educandos em tempos de pandemia, como objetivos específicos: identificar a frequência dos discentes nos segmentos da educação infantil a educação de jovens e adultos e diagnosticar os desafios e as possibilidades enquanto escola para promover o acesso e a permanência dos discentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, que utilizou como procedimentos a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Como resultados aponta-se, a necessidade da escola manter a relação família-escola-comunidade, mesmo diante de cenário adverso, numa compreensão que os desafios oriundos das problemáticas educacionais, possuem enfrentamentos e possibilidades que estão intimamente ligados a ações coletivas da família, escola e da comunidade.
References
a uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes. 2017.
BRANCO, Emerson Pereira. et al. Evasão escolar: desafios para permanência dos estudantes na educação básica. Revista Contemporânea de Educação. v. 15, nº 34, 2020.p.133-155.
BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. 1ed. São Paulo: Cortez, 2013.
DUBET, F. Desigualdades educacionais: estruturas, processos e modelos de justiça: o debate ao longo dos últimos cinquenta anos na França. Jornal de Políticas Educacionais. n. 13, n. 46. Dezembro de 2019. p. 01-28.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra em Domicilio-Educação 2019. PNAD Contínua. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/00e02a8bb67cdedc4fb22601ed264c00.pdf. Acesso em: 19 de jan. 2021.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP Nº: 5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2020c. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=145011-pcp005-20&category_slug=marco 2020-pdf&Itemid=3019 . Acesso em 19 jan. 2021.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CP Nº: 2/2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-2-de-10-de-dezembro-de-2020-293526006. Acesso em: 19 de jan.2021.
PAULO, Jacks Richard; ARAÚJO, Stela Maris Medes Siqueira; OLIVEIRA, Priscila Daniele. Ensino remoto emergencial em tempos de pandemia: tecendo algumas considerações. Revista Dialogia. n. 36 (2020) set./dez. p. 197-204.
RAMOS, Fábio Pestana. A relação professor/aluno e a prática docente contemporânea: um ensaio a partir da análise de um episódio dos Simpsons. Revista de Educação. v.14 • n.17 • 2011 • p. 177-186.
SOARES, Magda. Para quem pesquisamos? Para quem escrevemos? In: MOREIRA, Antônio Flavio et al (org.). Para quem pesquisamos: para quem escrevemos: o impasse dos intelectuais. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
TASSONI, Elvira Cristina Martins. As experiências de sucesso na aprendizagem e suas relações com a permanência na escola. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, 16(1): 57-64, jan./jun., 2011.
YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).