A UFAC, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) E O PARFOR: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM CONTEXTO AMAZÔNICO
Resumen
O estudo organiza-se a partir de revisão bibliográfica e documental e destaca as ações desenvolvidas pela Universidade Federal do Acre/Acre no plano da formação de professores das redes públicas de ensino do Estado pelo programa de interiorização da graduação, para, em perspectiva, situar as implicações da atual LDB, Lei nº 9.394/96 e da publicação do Decreto 6.755/2009. Tal decreto instituiu a política nacional de formação de professores(as) da educação básica configurada pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/Parfor. A análise é entremeada, ainda, por algumas referências teóricas da formação docente, objetivando situar as estratégias, determinações e ambiências nas quais fora implantado o Parfor no Estado do Acre, frente às especificidades, realidades e necessidades de formação dos municípios interioranos do estado. A recuperação de alguns desses momentos contribuiu para relevar as condições em que a formação de professores(as) tem sido realizada no Acre, seus resultados frente às crescentes demandas da formação superior de professores(as), as repercussões dessas iniciativas no tocante à ampliação do acesso na educação superior, na redução dos percentuais de professores(as) sem habilitação, principalmente, nas redes municipais de ensino, além de posicionar o papel e a função social da universidade pública no plano da formação docente em contexto amazônico. No caso específico da experiência do Parfor, destacam-se algumas das dificuldades postas aos professores(as) que buscam se qualificar, reforçando a necessidade da existência, ainda, de programas emergenciais de formação na Amazônia, ocasião em que se reitera o regime de colaboração entre os entes federados como condição indispensável para esse investimento.
Citas
BRASIL. Lei n. 13.0005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação. Brasília, DF: 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03ato2011-2014/2014/lei/ 13.005.htm. Acesso em: março.2020.
BRASIL. Decreto N° 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 de janeiro de 2009.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996a.
BRASIL. Lei 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Disponível em: http://planalto.gov..br/ccivil_03 ato 20111-2014/2014/lei13005.htm. Acesso em março de 2020.
BRASIL. CAPES. Edital n. 19/2018.Brasília, MEC/CAPES, 2018. Disponível em:https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/25052018 -Edital-19-2018-SITE.pdf. Acesso em março de 2020.
BRASIL, CAPES. Relatório de Gestão 2009-2013, da Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DEB. Brasília, MEC/CAPES, 2013. Disponível em: 1892014-relatorio-PARFOR.pdf (capes.gov.br)
BRASIL, CAPES. Relatório de Gestão do Exercício de 2014. Brasília, MEC/CAPES, 2015. Disponível em: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/Contas Publicas/2014_Relatorio_de_Gestao_CAPES.pdf.Acesso em março de 2020.
BRZEZINSKI, Iria. Formação de professores para a educação básica e o Curso de Pedagogia: a tensão entre instituído e instituinte. RBPAE – v.23, n.2, p. 229-251, mai./ago. 2007.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Educação e Sociedade. Campinas, v. 23, n. 80, p. 136-167, set. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12928.pdf. Acesso em: 16 mar. 2020.
______. Helena Costa Lopes de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educação e Sociedade, Campinas, vol.28, nº 100 – Especial, p.1230, out. de 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br.
GATTI, Bernardete Angelina. Políticas e práticas de formação de professores: perspectivas no Brasil. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP – Campinas, 2012.
Universidade Federal do Acre. Projeto Pedagógico do Curso Modular de Licenciatura Plena em Pedagogia. Rio Branco-AC, 2000.
Universidade Federal do Acre. Programa de Interiorização da UFAC (princípios básicos). Rio Branco-AC, 1996.
Universidade Federal do Acre. Programa de Interiorização da Graduação: um desafio, uma realidade (1989-1992). Rio Branco-AC, 1993.
Universidade Federal do Acre. Presença da UFAC no Interior do Estado do Acre. Rio Branco-AC, 2008.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).