A UFAC, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) E O PARFOR: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM CONTEXTO AMAZÔNICO

Abstract

O estudo organiza-se a partir de revisão bibliográfica e documental e destaca as ações desenvolvidas pela Universidade Federal do Acre/Acre no plano da formação de professores das redes públicas de ensino do Estado pelo programa de interiorização da graduação, para, em perspectiva, situar as implicações da atual LDB, Lei nº 9.394/96 e da publicação do Decreto 6.755/2009. Tal decreto instituiu a política nacional de formação de professores(as) da educação básica configurada pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica/Parfor. A análise é entremeada, ainda, por algumas referências teóricas da formação docente, objetivando situar as estratégias, determinações e ambiências nas quais fora implantado o Parfor no Estado do Acre, frente às especificidades, realidades e necessidades de formação dos municípios interioranos do estado. A recuperação de alguns desses momentos contribuiu para relevar as condições em que a formação de professores(as) tem sido realizada no Acre, seus resultados frente às crescentes demandas da formação superior de professores(as), as repercussões dessas iniciativas no tocante à ampliação do acesso na educação superior, na redução dos percentuais de professores(as) sem habilitação, principalmente, nas redes municipais de ensino, além de posicionar o papel e a função social da universidade pública no plano da formação docente em contexto amazônico. No caso específico da experiência do Parfor, destacam-se algumas das dificuldades postas aos professores(as) que buscam se qualificar, reforçando a necessidade da existência, ainda, de programas emergenciais de formação na Amazônia, ocasião em que se reitera o regime de colaboração entre os entes federados como condição indispensável para esse investimento.

 

Author Biography

Mark Clark A. de Carvalho, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Doutor em Educação pela PUC/SP; Professor Titular do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre/UFAC. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAC e do Doutorado em Educação na Amazônia da Rede/EDUCANORTE/UFPA. Lider do Grupo de Pesquisa em Política Educacional, Gestão e Financiamento da Educação. 

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Published
2022-08-29