O REAL NÃO ESTÁ NA SAÍDA NEM NA CHEGADA, ELE SE DISPÕE É NO MEIO DA TRAVESSIA: O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR
Resumen
Apresenta-se o Programa de Formação de Professores – Parfor no âmbito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) destacando a formação dos professores-leigos alocados em escolas pelo território maranhense carecendo da formação docente para melhoria de sua profissionalização na sala de aula. Relata-se a experiencia do Parfor em cinco municípios maranhenses: Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Urbano Santos, Lago da Pedra e Lago do Junco, apresentando o contributo do Curso de História na formação desses professores tendo em vista a melhoria da educação local. Identificamos o início dessa formação como sendo a saída aproximando-nos da obra de Guimarães Rosa-Grande Sertão: Veredas e as experiencias exitosas na travessia dos quatro anos de formação docente com a chegada na colação de grau. Conclui-se que o Parfor é um dos programas de formação de professores que traz em sua essência a contribuição real e concreta de uma escola mais humanizada e uma sociedade mais democrática.
Citas
ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. Pedagogia Universitária: valorizando o ensino e a docência na Universidade de São Paulo. In: ______. (Orgs.). Pedagogia Universitária. São Paulo: EDUSP, 2009.
BRASIL. Portaria nº 82, de 17 de abril de 2017. Regulamento do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor. Disponível em: https://www2.unifap.br/parfor/2017/04/24/portaria-no-82-de-17-de-abril-de-2017-capes/. Acesso em: 25 fev. 2022.
________. Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – Parfor Presencial - Manual Operativo, 2014.
________. Ministério da Educação. Construindo o sistema nacional articulado de educação: o plano nacional de educação, diretrizes e estratégias de ação. Documento de Referência. Conferência Nacional de Educação (CONAE). Brasília: MEC, 2010.
________. Decreto n° 6.755, de /2009 (Revogado pelo Decreto nº 8.752, de 2016) - Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica.
________. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 25 fev. 2022.
________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação. Brasília: Câmera dos Deputados, Edições Câmara, 2012. Disponível em: acesso em 7 de março de 2022. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 fev. 2022.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 2010.
CUNHA, M. I. da. O professor na transição de paradigmas. Araraquara: JM Editores, 2006.
FREIRE, P. Educação e mudança. Tad. Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. Coleção: Educação e Comunicação. Vol. 1.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
GEGLIO, Paulo César. O papel do coordenador pedagógico na formação do professor em serviço. IN: PLACCO, Vera Maria N. de Souza e ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Org.).O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Edições Loyola,2010
GENTILI, P.; OLIVEIRA, D. A. A procura da igualdade: dez anos de política educacional no Brasil. In: SADER, E. (Org.). 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: FLACSO Brasil, 2013.
MORAES, M. C.; VALENTE, J. A. Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus, 2008.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa: Educa, 2009.
PEREIRA, Júlio E. Diniz. As licenciaturas e as políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade – Formação de profissionais da educação: políticas e tendências. Ano XX, n. 68/especial, dez./1999.
ROSA, J. G. Grande sertão: veredas. 13. ed. Rio de Janeiro, J. Olympio, 1979.
SCHOTTEN; Neuci; BRID, Jamile Cristina Ajub. A contribuição do PARFOR para a vivência de um currículo humanizado por professores da educação básica. EDUCERE – XII Congresso Nacional de Educação. 2015. Disponível em:
SPERBER, S. F. Caos e cosmos: leituras de Guimarães Rosa. São Paulo, Duas Cidades; Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, 1976.
TORRE, S.; BARRIOS, O. Curso de formação de educadores: estratégias didáticas inovadoras. São Paulo: Madras, 2002.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Projeto Pedagógico de Curso de História. São Luís: UFMA, 2015.
VASCONCELLOS, C. dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano as salas de aula. 6. ed. São Paulo: Libertad, 2006.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).