O REAL NÃO ESTÁ NA SAÍDA NEM NA CHEGADA, ELE SE DISPÕE É NO MEIO DA TRAVESSIA: O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR
Abstract
Apresenta-se o Programa de Formação de Professores – Parfor no âmbito da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) destacando a formação dos professores-leigos alocados em escolas pelo território maranhense carecendo da formação docente para melhoria de sua profissionalização na sala de aula. Relata-se a experiencia do Parfor em cinco municípios maranhenses: Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Urbano Santos, Lago da Pedra e Lago do Junco, apresentando o contributo do Curso de História na formação desses professores tendo em vista a melhoria da educação local. Identificamos o início dessa formação como sendo a saída aproximando-nos da obra de Guimarães Rosa-Grande Sertão: Veredas e as experiencias exitosas na travessia dos quatro anos de formação docente com a chegada na colação de grau. Conclui-se que o Parfor é um dos programas de formação de professores que traz em sua essência a contribuição real e concreta de uma escola mais humanizada e uma sociedade mais democrática.
References
ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. Pedagogia Universitária: valorizando o ensino e a docência na Universidade de São Paulo. In: ______. (Orgs.). Pedagogia Universitária. São Paulo: EDUSP, 2009.
BRASIL. Portaria nº 82, de 17 de abril de 2017. Regulamento do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor. Disponível em: https://www2.unifap.br/parfor/2017/04/24/portaria-no-82-de-17-de-abril-de-2017-capes/. Acesso em: 25 fev. 2022.
________. Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – Parfor Presencial - Manual Operativo, 2014.
________. Ministério da Educação. Construindo o sistema nacional articulado de educação: o plano nacional de educação, diretrizes e estratégias de ação. Documento de Referência. Conferência Nacional de Educação (CONAE). Brasília: MEC, 2010.
________. Decreto n° 6.755, de /2009 (Revogado pelo Decreto nº 8.752, de 2016) - Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica.
________. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 25 fev. 2022.
________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação. Brasília: Câmera dos Deputados, Edições Câmara, 2012. Disponível em: acesso em 7 de março de 2022. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 fev. 2022.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 2010.
CUNHA, M. I. da. O professor na transição de paradigmas. Araraquara: JM Editores, 2006.
FREIRE, P. Educação e mudança. Tad. Moacir Gadotti e Lillian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. Coleção: Educação e Comunicação. Vol. 1.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
GEGLIO, Paulo César. O papel do coordenador pedagógico na formação do professor em serviço. IN: PLACCO, Vera Maria N. de Souza e ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (Org.).O coordenador pedagógico e o cotidiano da escola. São Paulo: Edições Loyola,2010
GENTILI, P.; OLIVEIRA, D. A. A procura da igualdade: dez anos de política educacional no Brasil. In: SADER, E. (Org.). 10 anos de governos pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: FLACSO Brasil, 2013.
MORAES, M. C.; VALENTE, J. A. Como pesquisar em educação a partir da complexidade e da transdisciplinaridade? São Paulo: Paulus, 2008.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa: Educa, 2009.
PEREIRA, Júlio E. Diniz. As licenciaturas e as políticas educacionais para a formação docente. Educação & Sociedade – Formação de profissionais da educação: políticas e tendências. Ano XX, n. 68/especial, dez./1999.
ROSA, J. G. Grande sertão: veredas. 13. ed. Rio de Janeiro, J. Olympio, 1979.
SCHOTTEN; Neuci; BRID, Jamile Cristina Ajub. A contribuição do PARFOR para a vivência de um currículo humanizado por professores da educação básica. EDUCERE – XII Congresso Nacional de Educação. 2015. Disponível em:
SPERBER, S. F. Caos e cosmos: leituras de Guimarães Rosa. São Paulo, Duas Cidades; Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, 1976.
TORRE, S.; BARRIOS, O. Curso de formação de educadores: estratégias didáticas inovadoras. São Paulo: Madras, 2002.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Projeto Pedagógico de Curso de História. São Luís: UFMA, 2015.
VASCONCELLOS, C. dos S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano as salas de aula. 6. ed. São Paulo: Libertad, 2006.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).