A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO E DA PEDAGOGIA DO SUJEITO IDOSO
Resumen
A pesquisa levantou como problema a importância do Pedagogo participar de ações, programas e políticas, com uma Pedagogia do sujeito idoso, através da Pedagogia Social, garantindo a melhoria da sua qualidade de vida, observância dos direitos elementares e o processo de seu empoderamento. Caracterizou-se como uma abordagem qualitativa e buscou uma revisão bibliográfica que revelou que está ocorrendo um número crescente da população idosa e também aumento da expectativa de vida. O quadro de desvalorização do idoso paradoxalmente vem mudando. Ficou evidente que através da pedagogia social, aliado à educação não-formal e a educação permanente para o idoso, os processos de empoderamento estruturam-se como campos de participação política. Este novo desenho possibilitará a superação de conflitos, estereótipos e marginalização que o segmento enfrenta, permitindo a revisão de papéis sociais, produção e atividade no cotidiano. E com isso, se constrói um novo conceito de velhice que leva em conta o idoso como sujeito existente, vivendo e atuando em seu tempo, em seu presente, estando no mundo, sendo participante em sua comunidade e em sua vida, de forma autônoma, decidida e independente. Para conquistar essa qualidade de vida o idoso precisa se educar para conhecer e acreditar em suas reais capacidades, desenvolver seus talentos, colocar seus conhecimentos a serviço de sua construção como sujeito. Por isso é importante o Pedagogo e a pedagogia orientadora de um trabalho educacional para a construção da cidadania do idoso.
Palavras chave: Sujeito idoso cidadão, Educação permanente e empoderamento do idoso.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).