A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO E DA PEDAGOGIA DO SUJEITO IDOSO
Abstract
A pesquisa levantou como problema a importância do Pedagogo participar de ações, programas e políticas, com uma Pedagogia do sujeito idoso, através da Pedagogia Social, garantindo a melhoria da sua qualidade de vida, observância dos direitos elementares e o processo de seu empoderamento. Caracterizou-se como uma abordagem qualitativa e buscou uma revisão bibliográfica que revelou que está ocorrendo um número crescente da população idosa e também aumento da expectativa de vida. O quadro de desvalorização do idoso paradoxalmente vem mudando. Ficou evidente que através da pedagogia social, aliado à educação não-formal e a educação permanente para o idoso, os processos de empoderamento estruturam-se como campos de participação política. Este novo desenho possibilitará a superação de conflitos, estereótipos e marginalização que o segmento enfrenta, permitindo a revisão de papéis sociais, produção e atividade no cotidiano. E com isso, se constrói um novo conceito de velhice que leva em conta o idoso como sujeito existente, vivendo e atuando em seu tempo, em seu presente, estando no mundo, sendo participante em sua comunidade e em sua vida, de forma autônoma, decidida e independente. Para conquistar essa qualidade de vida o idoso precisa se educar para conhecer e acreditar em suas reais capacidades, desenvolver seus talentos, colocar seus conhecimentos a serviço de sua construção como sujeito. Por isso é importante o Pedagogo e a pedagogia orientadora de um trabalho educacional para a construção da cidadania do idoso.
Palavras chave: Sujeito idoso cidadão, Educação permanente e empoderamento do idoso.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).