OS SEGREDOS EM CUMEIA: UMA ANÁLISE ICONOGRÁFICA DA SIBILA DE MICHELANGELO

Resumen

O objetivo deste artigo é investigar como o conhecimento da natureza do corpo, resultante da cultura renascentista, foi registrado por Michelangelo no teto da Capela Sistina. Por muito tempo, o corpo não foi identificado como objeto de estudo, mas acreditando na potencialidade deste como elemento cultural e social é que se construiu este trabalho. A escolha pelo Renascentismo se deu pelo desenvolvimento de conhecimentos das ciências naturais em efervescência neste período. Michelangelo, artista renascentista, pintou no teto da Capela Sistina personagens bíblicos e históricos, dentre eles a sibila Cumeia, demonstrando todo seu conhecimento devocional aos registros cristãos. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica, e, para o exercício reflexivo, a iconografia, estudada e defendida por Erwin Panofsky (1892–1968), foi utilizada. Acredita-se que na pintura da sibila Cumeia o artista tenha deixado à humanidade o conhecimento da natureza do corpo, na religiosidade e na devoção cristã.

 

Biografía del autor/a

Thais Regina Ravazi de Souza, Centro Universitário UniFatecie

Doutoranda em Práticas Sociais na Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e graduada em Educação Física pela Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (FAFIPA). Atualmente é professora do curso de Educação Física do centro Universitário UniFatecie. 

Meire Aparecida Lóde Nunes, Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), e graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professora adjunta do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). 

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos, e graduada em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) junto ao Departamento de Fundamentos da Educação e ao Programa de Pós-Graduação em Educação. 

Citas

ALMEIDA, Alessandro. Sibila de Cumas: o mistério dos nove oráculos. 2019.
ARMOND, Edgard. Os exilados da capela. Brasil: Aliança, 1951.
BARRETO, G.; OLIVEIRA, M.G. de. A arte secreta de Michelangelo: uma lição de anatomia na Capela Sistina. São Paulo: Arx, 2004.
BARTOLI, A. Os precursores do Renascimento. Tradução de Valeriano Gomes do Nascimento. São Paulo: Parma, 1983.
BASTOS, Rosa Maria. Capela Sistina: a guardiã dos segredos de Michelangelo. São Paulo: Madras, 2009.
FERNANDES, Antônio Tadeu. A medicina do renascimento à revolução científica: a descoberta dos micróbios. In: FERNANDES, Antônio Tadeu et al. Infecção hospitalar e suas interfaces na área da saúde. Atheneu: SP, 2000.
BURCKHARDT, Jacob. A cultura do Renascimento na Itália: um ensaio. Tradução de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
BYINGTON, Elisa. O projeto do Renascimento. Rio de janeiro: Zahar, 2009.
CARNEIRO, Ângela. Nos traços de Michelangelo. São Paulo: Ática, 2007.
CARR-GOMM, S. Dicionário de símbolos na arte: guia ilustrado da pintura e da escultura ocidentais. São Paulo: Edusc, 2004.
CHEVALIER, J. Diccionario de los símbolos. Barcelona: Editoral Herder, 2021.
LABNO, J. Segredos do Renascimento. São Paulo: Publifolha, 2011.
LE GOFF, Jacques. Mercadores e banqueiros da Idade Média. Lisboa: Gradiva, 1991.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 1955.
PERIS, C.; VERGÉS, G.E.O. Viajando através da história: o Renascimento. São Paulo: Scipione, 1998.
RICHARDMOND, Robin. Michelangelo: escultor, pintor, poeta. Rio de Janeiro: Salamandra, 1992.
SILVA, J.A.P. e NEVES, M.C.D. O Codex Cigoli-Galileo: ciência, arte e religião num enigma copernicano. Maringá: Eduem, 2015
SOUZA, T.R.R. As sibilas de Michelangelo: um estudo do conhecimento renascentista por meio de imagens. 2020. 109f. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, 2020.
VENEZIA, Mike. Mestre das artes: Michelangelo. São Paulo: Moderna, 1996.
Publicado
2022-10-25