POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO: TESSITURAS ACERCA DA GESTÃO EDUCACIONAL INDÍGENA E O PROGRAMA JOVEM EM AÇÃO
Resumen
Citas
AVELINO, W. F.; MENDES, J. G. A realidade da educação
brasileira a partir do COVID-19. Boletim da Conjuntura (Boca), Boa Vista, Ano II, v. 2, n. 5, p. 56-62, 2020.
CANI, J. B.; SANDRINI, E. G. C.; SOARES, G. M.; SCALZER, K. Educação e COVID-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, v. 6, n. 1, p. 23-39, 2020.
CUNHA, P. A. A pandemia e os impactos irreversíveis na educação. Revista
Educação. 15 abr. 2020. Disponível em:
GAROFALO, D. O que esperar da educação pós pandemia? Disponível em:
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
GROSSI, M. G. R.; MINODA, D. de S.; FONSECA, R. G. P. Impacto da pandemia do COVID-19 na educação: reflexos na vida das famílias. Teoria e Prática da Educação, v. 23, n. 3, p. 150-170, set./dez. 2020.
GUENTHER, M. Como será o amanhã? O mundo pós-pandemia. Revbea, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 31-44, 2020.
GUIZZO, B. S.; MARCELLO, F. de A.; MÜLLER, F. A reinvenção do cotidiano em tempos de pandemia. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 46, p. 1-18, e238077, 2020.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Trad. Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre-Rio Grande do Sul: Artmed, 2010.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
MARTINS, R. X. A COVID- 19 e o fim da Educação a Distância: um ensaio. Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020.
MUNIZ, É. S. Memórias da erradicação da varíola. Ciênc. saúde coletiva, v. 16, n. 2, p. 699-701, 2011.
NAKATA, C. H. Coronavírus: como a pandemia escancarou a desigualdade e paralisou a educação no Distrito Federal. Rev. Nova Paideia – Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, Brasília/DF, v. 2, n. 2, p. 71-83, 2020.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2017.
SILVA, S. R. T. de F.; MACHADO, E. Reflexões sobre a educação em época de crise, o impacto da pandemia: a partir da visão de professores da educação básica. Simposio: Formación integral de niños, adolescentes y jóvenes, la prevención y mitigación de multirreisgos de desastres naturales, tecnológicos y sanitários. Disponível em:
TREZZI, C. A educação pós-pandemia: uma análise a partir da desigualdade educacional. Dialogia, São Paulo, n. 37, p. 1-14, e18268, jan./abr. 2021.
WHO – World Health Organization. WHO timeline – COVID-19. Genebra, 2020a. Disponível em:
WHO – World Health Organization. Coronavirus disease (COVID-2019) situation reports. Genebra, 2020c. Disponível em:
ZAN, A. M. de F. B.; MOLINA, D. N. C.; BIOTO, P. A. Reinventando a escola em tempos de pandemia. Anais Educon 2020, São Cristóvão/SE, v. 14, n. 3, p. 2-19, set. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).